Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Armazenzinho de Dados para Alunos e Professores da SME



O Instituto Pereira Passos – IPP - criou, em 2001, o Armazém de Dados, sitio da Prefeitura do Rio de Janeiro para disseminação de informações sobre a Cidade. Nele, estão disponíveis mapas, estatísticas, aplicativos, estudos, pesquisas, informações cartográficas e aplicações de geoprocessamento. O usuário pode baixar, para o seu computador, tabelas, mapas e textos e utilizar aplicativos de tabulação de dados e mapas dinâmicos.
Há três anos, foi associado ao Armazém de Dados o módulo Armazenzinho - desenvolvido em parceria com a SME e Multirio. É uma área dirigida a jovens estudantes e professores, com informações históricas, cartográficas, mapas, jogos e atividades diversas que podem ser utilizadas em sala de aula. Há constante atualização e, neste mês, estão sendo inseridos novos jogos temáticos e aplicativos.

O acesso é feito pelo endereço:
www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/armazenzinho


Participe cadastrando-se e enviando suas sugestões e ideias.
Nos colocamos à disposição para esclarecimentos, agendamento de palestras e envio de cartaz digital para divulgação em sua escola.


Livro de autoria de Lúcia Sandroni publicado pelo Instituto Pereira Passos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.


domingo, 28 de agosto de 2011

Concurso Escola de Leitores_Movimento por um Brasil Literário


Lançado em 2009, o Concurso Escola de Leitores, iniciativa do Instituto C&A, tem as inscrições abertas até 23 de setembro para escolas públicas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).
A ação tem como objetivo mobilizar as comunidades escolares para a implantação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura literária e de formação de leitores de literatura nas redes públicas de educação do país.

Para participar do concurso, professores, representantes ou membros de escolas das redes municipais de ensino deverão enviar projetos de incentivo à leitura literária e à formação de leitores de literatura por meio do site do Instituto C&A: http://www.institutocea.org.br/concurso.

O concurso Escola de Leitores será desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes.

O Instituto C&A contará também com a assessoria de quatro organizações na formação e acompanhamento técnico para a implementação dos projetos de leitura nas escolas vencedoras. No Rio de Janeiro será pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Entrega do Troféu Rioeduca

Hoje tivemos uma noite memorável, inesquecível, a Noite de Gala da Entrega do Troféu Rioeduca no Teatro Carlos Gomes/RJ.


A Srª Secretária de Educação , professora Claudia Costin, esteve, como sempre, linda, "por dentro e por fora". Sua humildade em dividir as boas transformações da educação pública na Cidade do Rio de Janeiro, é, sem dúvida, um exemplo para outras [os] secretárias [os] que um dia virão.


Escolas e professores estavam eufóricos e todos, sem excessão, eram pura alegria, num ambiente de ética total.


Todos ganhamos! Todos somos vencedores! A Educação Pública venceu!

Representantes do Rioeduca nas CREs e o Sub Secretário Rafael Parente

Atores_Apresentadores

Alunos

Alunos
 
Profª Claudia Costin_Secretária de Educação

Lilian Ferreira_Coordenadora do Rioeduca

O Troféu foi o ápice para o agraciameto dos que mais se destacaram na Educação Púbica Municipal, através de projetos, blogs e trabalhos.

Assim, os primeiros lugares de cada categoria foram premiados.

RIO SUSTENTÁVEL

 CRE
Reciclando e conservando o meio ambiente salvando o Planeta
CM Zilka Salaberry
Cátia Cristina Braga Gomes


RIO CIDADANIA



Repórteres Mirins do Jornal O Gualbertinho
EM João Gualberto Jorge do Amaral
10ª
Cainã Felipe Silva Coelho (aluno)




RIO DE LEITORES



Inovando com Recursos Educativos - Educopédia na 7ª CRE
CIEP João Batista dos Santos
Vitor Hugo Ameida




RIO ESCOLA DA FAMÍLIA



Em Ritmo de Férias com a Vovó
CM Vovó Maria Joana
Andrea de Oliveira Jacob




RIO BELAS ARTES



No Mundo da Pintura, a Linguagem por meio das Artes Visuais
EDI Profª Ruth Cardoso
Dayse Assunção Rabelo Dias




RIO DE TODOS



Bullying - Projeto Falando Sério
EM Arthur Bernardes
Cristiane da S. Lima dos Santos








RIO SAUDÁVEL



Diga sim à saúde e não à Dengue - fotonovela
CIEP Avenida dos Desfiles- Setor 6
Ana Maria Tribuna Fragoso Marques








RIO AQUARELA DO BRASIL



Pintando o Sete com as Cores da Copa
CM Zilka Salaberry
Cátia Cristina Braga Gomes




BLOGS DE RIOEDUCADORES



Estudando e Navegando - 3º
EM Honduras
Raphaella Marques
Experiências Científicas Ciep Barão de Itararé - 2º
CIEP Barão de Itararé
10ª
Aline Lobo
Ler com Prazer 1º
EM Laís Netto dos Reis
Maria Delfina




BLOGS DE ESCOLAS



CIEP Glauber Rocha - 2º
CIEP Glauber Rocha
Iorilis Cátia Paes Alves
E.M. João de Deus 1º
EM João de Deus
Dyone Souza de Andrade
Escola Presidente Arthur Bernardes - 3º
EM Presidente Arthur Bernardes
Elenise Nogueira Machado



Todos ficamos emocionados.
Parabéns as escolas, alunos, professores e funcionários que participaram do processo, pois sem eles essa festa glamourosa jamais teria acontecido.

Salve a maior Rede de Educação da América Latina.
Viva o Rioeduca!

Por Regina Bizarro_
Representante do Rioeduca/5ª CRE

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Município inaugura mais uma escola no complexo do Alemão

O prefeito e a secretária Municipal de Educação inauguram, nesta terça-feira (dia 2), às 10h, mais uma unidade de ensino na Zona Norte da cidade. Com capacidade para atender até 580 alunos da Pré-Escola ao 6º Ano, a Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, em Inhaúma, está situada no entorno do Complexo do Alemão, conjunto de comunidades pacificadas pelas forças de segurança e com uma série de intervenções da Prefeitura do Rio. Inicialmente, a unidade receberá os 280 alunos, do 1º ao 5º Anos, da Escola Municipal Henrique Foréis, também em Inhaúma, que após ser totalmente reformada passará a funcionar como Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI).

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem ampliando a oferta de vagas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental nas áreas já pacificadas da cidade. A nova escola, além de abrigar os 280 alunos da antiga unidade, terá mais 200 vagas para o Ensino Fundamental, inclusive passado a atender também o 6º Ano. As outras 100 vagas estão destinadas à Pré-Escola. Na região do Complexo do Alemão, a previsão é que sejam implantados até o fim deste ano mais quatro EDIs, que atendem creche e Pré-Escola. Além disso, estão previstas, também, a reconstrução de uma unidade escolar e a reforma de outras duas. Atualmente, a região conta com sete creches, um EDI e 17 Escolas Municipais, com um total de 12.700 crianças e adolescentes atendidos.

A nova Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti conta com seis salas para Ensino Fundamental, duas para Educação Infantil, sala de saúde, auditório, biblioteca, sala de informática, sanitário infantil, sanitário para criança com deficiência, rampa e pátio coberto e descoberto.

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, 02 de agosto de 2011.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fundação Planetário concede gratuidade para maiores de 60 anos

Foto ao lado: Planetário de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.





A Fundação Planetário vai garantir a gratuidade para pessoas maiores de 60 anos nos Planetários da Gávea e de Santa Cruz a partir de 1 de agosto. A iniciativa, fruto de uma parceria com a Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, tem como objetivo facilitar o acesso de idosos a programas que integrem cultura e lazer.




Por conta dessa iniciativa, os idosos vão poder conhecer os 56 experimentos do Museu do Universo, no Planetário da Gávea, que explicam uma série de conceitos astronômicos a partir da interação do público. Já as Sessões de Cúpula se caracterizam por ser uma excelente opção de programa para fazer junto com os netos nos fins de semana.




Os maiores de 60 anos também têm gratuidade garantida no Planetário de Santa Cruz. Todos os sábados, o espaço abre as portas para visitação a exposição “O Sistema Solar”, composta de 13 painéis que explicam sobre as características de planetas, estrelas, asteroides e cometas que orbitam o Sol. Nas Sessões de Cúpula, os vovôs têm a sensação de estarem imersos no espaço sideral graças à tecnologia de projeção 100% digital, a mais moderna da América Latina.




O Planetário da Gávea fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea, Rio de Janeiro e está aberto a visitação de terça a sexta, de 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, de 15h às 18h. Já o Planetário de Santa Cruz fica na Cidade das Crianças, Km 1 da Rodovia Rio-Santos, Santa Cruz pode ser visitado aos sábados, de 13h às 15h. Informações no site www.planetariodorio.com.br.




Visite o Planetário. É cultura. É ciência. É do Rio