Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

domingo, 20 de março de 2011

CIEP BARÃO DE ITARARÉ




As Escolas da 10ª CRE e seus Patronos


1 – Localização: O CIEP 10-19-206 BARÃO DE ITARARÉ faz parte da 10ª Coordenadoria Regional de Educação e está localizado no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na Rua Vítor Dumas, sem número, próximo ao popularíssimo Largo do Bodegão (onde são realizadas as tradicionais festas religiosas de São Jorge), no logradouro conhecido como “Quarteirão Cultural do Matadouro”, onde ficam também as escolas municipais Princesa Isabel, Fernando de Azevedo, Prefeito João Carlos Vital, a Escola Técnica Estadual de Santa Cruz (FAETEC), o Colégio Estadual Barão do Rio Branco, a Vila Operária do Matadouro, as ruínas do Matadouro, a antiga estação ferroviária, a Vila Olímpica Oscar Schmidt, a Biblioteca Popular Joaquim Nabuco,o Ecomuseu e o Centro Cultural Dr. Antonio Nicolau Jorge.
É, portanto, um quarteirão de expressivo valor educacional, histórico e cultural, e de permanente agito de crianças, de adolescentes e também de idosos, que circulam diariamente por ali em direção às escolas, à Vila Olímpica ou ao Centro Cultural. Acredito que circulem, pelo Quarteirão Cultural do Matadouro, Largo do Bodegão, Rua Vítor Dumas, Avenida Isabel e ruas transversais, pelo menos dez mil pessoas por dia.



Direção do CIEP BARÃO DE ITARARÉ;(da esquerda para a direita) Ângela, diretora adjunta; Janaína, coordenadora pedagógica e Claudy, diretora.




2 – Direção do CIEP BARÃO DE ITARARÉ, seus professores, funcionários e alunos: A equipe da direção é formada pelas professoras Claudy Elayne de Souza Firmino, diretora; Angela Maria Porcino da Costa Motta, diretora adjunta e Janaína de Moura Firmino Perez Marques, coordenadora pedagógica. A Sala de Leitura Monteiro Lobato, que será motivo para um texto especial, é coordenada pela professora Rosangela Elias dos Anjos França, que também trabalha, em dias e turnos alternados, na Escola Municipal Nelson Romero, localizada em Sepetiba. Os professores e funcionários, em número que se aproxima de 60, são profissionais comprometidos com a educação de qualidade, em turmas da Educação Infantil até o 6º ano experimental, modalidade que teve início neste ano letivo.
Os alunos matriculados no CIEP BARÃO DE ITARARÉ moram nas ruas próximas à unidade escolar, que também recebe muitas crianças e adolescentes vindos do Conjunto Nova Sepetiba, e que dependem do transporte do Ônibus da Liberdade ou do Riocard Escolar.
Quem chega no CIEP BARÃO DE ITARARÉ encontra, longo na rampa de entrada, um lindo e didático mural mostrando algumas das atividades desenvolvidas naquela unidade escolar, como: Educação Especial; Ensino do 1º ao 5º ano; Projeto Mais Educação; Reforço no contra-turno; Sala de Leitura; Projeto Nenhuma Criança a Menos; Sala de Recursos Multifuncionais; Educação Infantil; Acelera 1 e Ginásio Experimental 6º ano. Além disso o BARÃO DE ITARARÉ mantém parceria permanente com a Guarda Municipal, que ocupa o prédio do antigo projeto “Aluno residente”; cede o espaço para funcionamento do Clube de Atletismo, da 10ª CRE e também faz parceria com Estado, que ocupa as dependências do CIEP à noite, com turmas do Ensino Médio.







3 – Patrono do CIEP – BARÃO DE ITARARÉ. Há uma foto de Aparício Torelli na parede principal da sala da direção, e as professoras demonstram conhecimento e orgulho pelo nome e biografia do patrono. A diretora Claudy Elayne faz questão de mostrar, na Sala de Leitura, os livros e almanaques publicados pelo jornalista, e cita algumas da “pérolas do Barão de Itararé” como: “Voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato.” “Banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro.” “Sábio é o homem que chega a ter consciência da sua ignorância.”
No “Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro - Pós-1930”, coordenado por Alzira Alves de Abreu e publicado pela Fundação Getúlio Vargas, há um verbete com informações biográficas bastante precisas sobre o Barão de Itararé, que usou também os pseudônimos de Aporelli e Axi.
Irreverente desde os tempos de estudante, quando publicou, ainda em colégio administrado por jesuítas, o jornal “O Capim Seco”, Torelli enfrentou os percalços da época em que viveu, sendo preso e espancado, por defender idéias libertárias.

Durante a ditadura do Estado Novo (1937 a 1945), ele esteve preso com outros intelectuais no presídio Frei Caneca, sendo companheiro de cela do escritor Graciliano Ramos, que se refere ao Barão de Itararé no livro “Memórias do Cárcere”. “Na ocasião Torelli declarou a Graciliano que havia adotado inicialmente o título de duque de Itararé, passando depois a barão “como prova de modéstia”, conforme consta do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro acima citado.
Aparício Torelli teve uma ativa vida jornalística e intensa participação política, sendo um dos fundadores da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e, signatário da declaração em favor da democracia contra o Estado Novo, por ocasião do I Congresso Brasileiro de Escritores, que se realizou em São Paulo,em janeiro de 1945, promovido pela Associação Brasileira de Escritores.
Ainda de acordo com o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, “quando do decreto de anistia de 18 de abril de 1945, pelo qual foi beneficiado, Aparício Torelli declarou: “A anistia é um ato pelo qual os governos resolvem perdoar generosamente as injustiças e os crimes que eles mesmos cometeram.”
Após deixar o jornalismo em 1957 realizou uma série de viagens ao exterior para fazer conferências. De volta ao Brasil, já doente, passou a viver praticamente sozinho no seu apartamento no Rio de Janeiro, onde faleceu no dia 27 de novembro de 1971.



4 – Projeto Político Pedagógico – “Leitura, um caminho para a cidadania” Em fase de atualização e adequação às novas realidades da unidade escolar, o Projeto Político Pedagógico do CIEP BARÃO DE ITARARÉ já está recebendo acréscimos alusivos à implantação do 6º ano do Ginásio Experimental, à Educopédia, à implantação do Programa Saúde nas Escolas e aos demais programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação objetivando valorizar cada vez mais a leitura, a interpretação e a escrita dos alunos do ensino fundamental da Prefeitura.
Tendo em vista que muitos professores do CIEP BARÃO DE ITARARÉ vêm de outros bairros da cidade e também de outros municípios, é intenção da equipe da direção incluir no PPP atividades relacionadas à história, à cultura e à geografia do bairro, como aulas-passeio e visitas aos principais pontos e monumentos históricos de Santa Cruz.



Professora Rosangela Elias dos Anjos França, da Sala de Leitura, com alunos após contação da história "Charalina", de autoria de Nelson Albissú.






















Sinvaldo do Nascimento Souza
Professor representante da 10ª CRE no RIOEDUCA

Um comentário:

  1. querida direçao do ciep barao de itararé,agradeço imensamente pelo acolhimento e a experiencia vivida com vcs! vcs sao mais de mill!!
    infelizmente nao pude retornar para ser a estagiária do luiz henrique.(uma pena!)
    deixo um beijo grande pra vcs e todas as crianças.
    adriana rosa souza futura pedagoga rs.
    meu email:drisud1@yahoo.com.br

    ResponderExcluir