Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 16 de março de 2011

POLO DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - PET FERNANDO DE AZEVEDO



Na foto (da esquerda para a direita)estão as professoras Jane Peralva (Matemática e Informática) que criou o site da Escola Municipal Fernando de Azevedo; Brígida Nunes Machado, carinhosamente conhecida como Piu, que é a chefe do POLO DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - PET FERNANDO DE AZEVEDO e Rosangela Silva do Amaral, auxiliar de chefia do Polo.
O PET FERNANDO DE AZEVEDO, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (Regiões administrativas de Santa Cruz e Guaratiba)oferece oficinas para alunos da Rede Municipal de Educação do 4º ao 9º ano.
As inscrições são feitas na própria escola, localizada na Rua das Palmeiras Imperiais, s/nº, Santa Cruz (ao lado do Centro Cultural Dr. Antonio Nicolau Jorge e da Vila Olímpica Oscar Schmidt).
Para este ano letivo (2011),com as inscrições já encerradas, o PET FERNANDO DE AZEVEDO estará oferecendo as seguintes oficinas: 1-Informática; 2-Fotografia; 3-Artesanato; 4-Violão. 5-Alimentação Saudável; 6-Desenho; 7-Canto Coral; 8-Vídeo; 9-Teatro; 10-Prática de conjunto (musical); 11-Biscuit; 12-Horta e Jardinagem; 13-Cenografia; 14-Perfumaria; 15-Pintura; 16-Animação; 17-Reciclagem e 18-Produção de mel.
O interesse dos alunos é muito grande, e o PET FERNANDO DE AZEVEDO tem recebido inscrições vindas de várias escolas da 10ª CRE e até mesmo da 9ª CRE, como informou a professora Brígida.
O projeto é desenvolvido por semestre, sempre com uma culminância onde são realizadas atividades e exposições dos trabalhos produzidos pelos alunos em cada período.
A professora Jane Peralva, que além de lecionar Matemática, é especialista em Informática Educativa, dá aula das 13h às 17 h, para três turmas com vinte alunos cada, e fala do entusiasmo e da ansiedade dos adolescentes pela oficina. Segundo Jane, os alunos estão sempre perguntando sobre o início das aulas e demonstram satisfação contagiante quando estão no laboratório.
São muitos projetos, cada qual atendendo as características, peculiaridades e aptidões dos alunos que procuram o PET FERNANDO DE AZEVEDO, mas a professora Brígida, que detalha cada uma das oficinas com grande carga de emotividade, não se cansa de mencionar o BANCO VERDE e o seu desdobramento, que é o BAZAR VERDE, criados pela professora Marilúcia Galvão Ferreira da Silva, que teve o seu projeto premiado a nível nacional em 2010, com viagem para participação no Fórum Social Mundial, em Dakar, no Senegal, em fevereiro deste ano. Marilúcia foi uma das cinco premiadas no concurso realizado pela Revista Fórum e a Fundação Banco Brasil – Aprender e Ensinar -Tecnologias Sociais que recebeu cerca de 3.200 inscrições de todo o País.

A Escola Municipal Fernando de Azevedo coleciona troféus e certificados que comprovam a participação e premiação dos seus alunos e professores em eventos como o Prêmio Inovar Para Crescer, promovido e organizado pelo Conselho de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro e de exposições sobre empreendedorismo.
Foi o caso também da premiação citada da professora Marilúcia que, no " Pólo de Educação pelo Trabalho Fernando de Azevedo, desenvolveu com seus alunos o projeto Banco Verde – Bazar Verde. Os estudantes trocam materiais recicláveis por uma moeda verde. Com a venda dos resíduos, a verba arrecadada é utilizada para incrementar o bazar, que só aceita a moeda verde. Parte dos recicláveis é usada na oficina de artesanato. Segundo a educadora, foi possível mudar a relação dos alunos com o lixo, que pode ser uma matéria-prima.", conforme texto de Adriana Delorenzo publicado na Revista Fórum.

Além da possibilidade da participação de oficinas tão interessantes e até mesmo promissoras, sob o ponto de vista do futuro profissional, o POLO DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - PET FERNANDO DE AZEVEDO também está preocupado com a realfabetização e reforço daqueles alunos que apresentam grandes dificuldades no aprendizado. Para tanto foi criado o Projeto "DE OLHO NO FUTURO", nas oficinas de Informática e Grafismo, com metodologia adequada para que os alunos considerados analfabetos funcionais possam recuperar o aprendizado de forma interativa e tenham inscrição assegurada em outras oficinas após a realfabetização.
É visível e contagiante o entusiasmo dos professores que fazem parte do PET FERNANDO DE AZEVEDO.
Sinvaldo do Nascimento Souza

Um comentário:

  1. ATENÇÃO!!!!! A SECRETARIA CLAUDIA COSTIN QUER ACABAR COM O PÓLO!!!! NÃO DEIXEM QUE ISSO ACONTEÇA!!!!!!

    ResponderExcluir