Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ÁFRICA DIVERSA:I ENCONTRO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA


O Brasil recebeu e ainda recebe enorme influência da África na formação de sua identidade. A riqueza e diversidade das manifestações culturais, grupos, artistas e pesquisadores que encontramos em nosso território e que dialogam com a cultura de alguns países do continente africano nos comprovam a veracidade desta afirmação.

O projeto “África Diversa: I Encontro de Cultura Afro-Brasileira” traz uma programação que inclui shows, apresentações, oficinas, mini-cursos, contações de histórias, mostra de cinema, livraria, lançamentos de livros, palestras. No dia anterior à abertura oficial, teremos cortejos das guardas de Moçambique de Nossa Senhora das Mercês e do Congo de Nossa Senhora do Rosário, de Oliveira, Minas Gerais pela cidade(Concentração: 10h-Copacabana na altura da Rua Princesa Isabel e do Hotel Copacabana Palace e 16h-Praça XV, próximo ao Paço Imperial). O show de abertura será de Naná Vasconcelos

O encontro terá um seminário que inclui mesas, mini-cursos(12h) e oficinas(6h) com nomes como Alberto da Costa e Silva, Emanoel Araújo, Jongo da Serrinha e Rogério Andrade Barbosa..Esta ação vai colaborar na demanda da abordagem de questões ligadas à cultura afro-brasileira em sala de aula, trazendo novas questões, olhares e reflexões sobre a questão do negro no Brasil e na África, rememorando a nós, brasileiros, quem somos e os inúmeros caminhos, experiências e realidades que encontramos do lado de lá e de cá do Atlântico.

Todas as atividades serão gratuitas e as incrições
para o seminário começam hoje, dia 08/07, no www.africadiversa.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário