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domingo, 3 de julho de 2011

PROJETO CAMINHOS DO RIO




Caminhos do Rio – Origem da cidade do Rio de Janeiro


"Esse passeio cultural é gratuito para professores e estudantes de escolas públicas, privadas e de comunidades formais do Ensino Fundamental (ver passo a passo). Todos ganham um caderno de atividades exclusivo do projeto, que estimula a interação da criançada com os locais visitados: os prédios históricos da Praça XV de Novembro - do sopé do antigo Morro do Castelo, demolido em 1992, até o Morro de São Bento - o "coração do Rio Colonial"(1).




Conhecer para amar e preservar

Projeto cultural “Caminhos do Rio” abre inscrições para grupos escolares do Ensino Fundamental


Realizado através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), do Ministério da Cultura, e com o apoio da Secretaria de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME), o projeto cultural “Caminhos do Rio: Origem da cidade do Rio de Janeiro” abre inscrições para professores de escolas públicas e privadas e de instituições educativas em geral, de Ensino Fundamental. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.caminhosdorio.com.

O professor interessado deverá participar de uma das reuniões sobre o projeto, que se realizarão sempre aos sábados, pela manhã, a partir de 09/07, na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores (Rua do Ouvidor, 35, Centro do Rio). Os encontros com os docentes preparam para a realização do passeio cultural com sua turma, que contemplará prédios históricos da Praça XV de Novembro - do sopé do antigo Morro do Castelo, demolido em 1992, até o Morro de São Bento. Considerada "coração do Rio Colonial", a Praça XV, em especial, representa um verdadeiro museu a céu aberto, com características privilegiadas para a difusão dos valores relativos à preservação do patrimônio histórico da cidade, especialmente aos estudantes.

Um dos maiores diferenciais do projeto é seu material de apoio: o caderno de atividades “Caminhos do Rio: Origem da cidade do Rio de Janeiro” (Editora Restauro) foi elaborado para ajudar a analisar a arte e a arquitetura das construções durante o passeio e será entregue, também gratuitamente, aos professores e estudantes inscritos. O caderno é o resultado de um minucioso trabalho de pesquisa: tem 24 páginas repletas de ilustrações e fotografias exclusivas, gravuras históricas e diversas atividades. Não poderia faltar, é claro, o personagem que se tornaria a marca da autora desde a década de 1990: o pássaro-professor “Criu Carioca”, que incentiva a criançada a fazer o percurso. Renata contou com a consultoria da professora e piscicopedagoga Heloísa Gissoni; do professor e arquiteto Mauro Neves Nogueira, doutor em arquitetura pela USP; e do sociólogo, escritor e pesquisador Mario Aizen. O conteúdo tem lógica e narrativa desenvolvidas para crianças de 8 a 12 anos e é integrado à grade curricular e ao roteiro dos passeios, colaborando de forma especial com as práticas de ensino-aprendizagem exercidas em sala de aula, junto às disciplinas de História, Geografia, Artes e Português.

Segundo Renata, os passeios culturais são instrumentos de ensino e aprendizagem muito estimulantes e eficazes: “Além de proporcionar novos conhecimentos para o professor, desejamos despertar o olhar dos estudantes para a beleza e a importância de sua cidade, provocar-lhes o sentimento de apropriação fundamental para a defesa e a preservação dos espaços públicos”. O projeto “Caminhos do Rio” e o caderno de atividades fundamentam-se em uma longa experiência de passeios culturais junto a diversas escolas cariocas, que podem ser conhecidos no site da autora: www.riorio.com.br.


PASSO A PASSO

Passo 1Inscrição do professor na reunião sobre o projeto pelo site www.caminhosdorio.com
- Para professores de escolas públicas e privadas e de instituições educativas em geral, de Ensino Fundamental.
- Até o final do ano, serão 12 reuniões, com 20 vagas cada, para apresentação do projeto aos professores.
Passo 2Reunião com os professores sobre o projeto.
- Local: Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores (Rua do Ouvidor 35, Centro).
- Entrega do um exemplar do caderno de atividades “Caminhos do Rio: Origem da cidade do Rio de Janeiro” ao professor.
Passo 3 – Avaliação do projeto pelo professor, junto à coordenação de sua escola e agendamento da passeio cultural com sua turma no site www.caminhosdorio.com
Passo 4 - Realização do passeio cultural com os estudantes
- O professor é o orientador da turma no passeio.
- Cada estudante recebe um caderno de atividades “Caminhos do Rio”.

- Acompanhamento de um monitor do projeto.

OBSERVAÇÕES:
- Autorização da escola, por escrito, para participação da turma.
- Máximo de 40 estudantes.
- Transporte e lanche são de responsabilidade da instituição de ensino.


IDEALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO

Renata de Faria Pereira é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, na área de Conservação e Restauro. É diretora da Restauro - Editora, Pesquisas e Projetos, e autora de publicações e projetos culturais e educativos para o Ensino Fundamental, nas áreas de patrimônio histórico, história urbana, arquitetura, artes e meio-ambiente. De 1993 a 1995, assinou a coluna para crianças “Criu Carioca”, sobre o Rio de Janeiro, em um jornal carioca e, em 2002, foi agraciada com o prêmio "Premio Antônio Pedro de Alcântara",da Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, em Educação e Patrimônio Histórico. Adotado por várias escolas cariocas, como o Liceu de Artes e Ofícios, Colégio Marista São, São Vicente e Andrews, seu primeiro livro, “RioRio” (1992), ganhou o “Prêmio do Instituto do Arquitetos do Brasil” na categoria pesquisa e está em na 10ª edição. A obra traz o personagem que se tornaria a marca das publicações da autora: o pássaro-professor Criu Carioca, que tem incentivado as crianças a conhecer o Rio por meio de passeios culturais ao longo de quase 20 anos.


DEPOIMENTOS

O tema se encaixa no conteúdo do Ensino Fundamental I, de todas as escolas do Rio de Janeiro; o projeto também se destaca por propor uma experiência real com o espaço urbano da cidade, incluir a formação do professor e oferecer um rico material de apoio” - Heloísa Gissoni, especialista em psicopedagogia e orientadora pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Teresiano.

O projeto de Renata Pereira cria condições para que se possa compreender melhor os lugares em que se vive, ao mesmo tempo que interage com os estudantes, futuros responsáveis pela cidade” - Mauro Neves Nogueira, professor e arquiteto, D
outor em arquitetura pela USP.

O Caminhos do Rio contribui para aprimorar o conhecimento dos professores e o ‘olhar’ dos estudantes, despertados para a valorização não só dos locais históricos que visitam, mas do bairro e da rua onde moram, e da memória dos seus pais e avós” -Mario Aizen, sociólogo, escritor e pesquisador, especializado nos bairros do Rio de Janeiro.

CRÉDITOS

Realização
Ministério da Cultura

Patrocínio
IBOPE, Instituto Paulo Montenegro
Megadata Computações Ltda.
Instituto Paulo Montenegro

Apoio
Secretaria de Educação da Cidade do Rio de Janeiro

Editor e responsável pelo projeto cultural
RESTAURO - Editora, Pesquisas e Projetos

Autoria e desenhos
Renata de Faria Pereira

Consultores
Heloisa Gissoni – Pedagoga
Mario Aizen - Sociólogo e Hstoriador
Mauro Neves Nogueira – Arquiteto
Roberto Maia – Editor
Veronica Teicher - Design

Fotografias
Evaldo Camara Macedo
Anna Clara de Jesus Carvalho
Rafael Nogueira de Faria Pereira


NOTAS:

(1) Informações enviadas por e-mail pela assessora de imprensa do projeto: Jaciara Rodrigues: rjaciara@uol.com.br Tel.: (21) 8121-2474


(2) Imagens enviadas por Jabim Nunes (professor do Núcleo de Arte Grande Otelo/6a.CRE).

(3) Caminhos do Rio: http://www.caminhosdorio.com/

(4) Ver esta postagem também no CONEXÃO DAS ARTES SME-RJ: http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/2011/07/projeto-caminhos-do-rio.html




Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins


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