PROJETO PRAÇA XV
OBJETIVO
O projeto cultural consiste em promover para professores, de 3o. ao 7o. ano do Ensino Fundamental, a oportunidade de conhecer e de realizar uma aula passeio sobre Origem da cidade do Rio de Janeiro, com a ajuda de um Caderno de Atividades, especialmente elaborado para os estudantes.
IDEIA DO PROJETO E CADERNO DE ATIVIDADES
O caderno de atividades e o próprio projeto CAMINHOS DO RIO fundamentam-se em uma longa experiência de aulas passeio junto a diversas escolas cariocas. Trata-se de valorizar o espaço da cidade transformando-o em um lugar verdadeiro de ensino e aprendizagem, onde olhar do estudante é incentivado a descobrir a história, a arte, a arquitetura e a geografia do Rio, para melhor apropria-se do patrimônio que a ele e a todos pertence.
O caderno de atividades e o roteiro proposto, ao contemplar o tema “Origem da Cidade do Rio de Janeiro”, terá como principal conteúdo a história urbana do Rio colonial, de 1565 a 1808, a arte e a arquitetura daquele tempo. Dessa forma, serão objeto principal de análise dos estudantes, as edificações históricas da Praça XV de Novembro e vizinhanças, destacando-se, aí, o barroco, rococó e a paisagem urbana. A publicação, de 24 páginas, colorida e ilustrada com desenhos, fotografias e iconografia histórica, apresentará atividades para serem realizadas pelos estudantes durante a aula passeio e, depois, em classe.
As atividades contemplarão os seguintes “monumentos tombados” pelo IPHAN (Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional): Paço Imperial, Chafariz do Mestre Valentim, Arco do Teles, Igrejas do Carmo, da Ordem Terceira do Monte do Carmo, de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores e da Santa Cruz dos Militares.
COM ÔNIBUS !!!IDEIA DO PROJETO E CADERNO DE ATIVIDADES
O caderno de atividades e o próprio projeto CAMINHOS DO RIO fundamentam-se em uma longa experiência de aulas passeio junto a diversas escolas cariocas. Trata-se de valorizar o espaço da cidade transformando-o em um lugar verdadeiro de ensino e aprendizagem, onde olhar do estudante é incentivado a descobrir a história, a arte, a arquitetura e a geografia do Rio, para melhor apropria-se do patrimônio que a ele e a todos pertence.
O caderno de atividades e o roteiro proposto, ao contemplar o tema “Origem da Cidade do Rio de Janeiro”, terá como principal conteúdo a história urbana do Rio colonial, de 1565 a 1808, a arte e a arquitetura daquele tempo. Dessa forma, serão objeto principal de análise dos estudantes, as edificações históricas da Praça XV de Novembro e vizinhanças, destacando-se, aí, o barroco, rococó e a paisagem urbana. A publicação, de 24 páginas, colorida e ilustrada com desenhos, fotografias e iconografia histórica, apresentará atividades para serem realizadas pelos estudantes durante a aula passeio e, depois, em classe.
As atividades contemplarão os seguintes “monumentos tombados” pelo IPHAN (Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional): Paço Imperial, Chafariz do Mestre Valentim, Arco do Teles, Igrejas do Carmo, da Ordem Terceira do Monte do Carmo, de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores e da Santa Cruz dos Militares.
Mais informações, ligue para o Departamento de Mídia e Educação da SME/PCRJ: 2976.2305 ou 2976.2318. Falar com Profa. Catarina ou Profa. Simone Monteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário