Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rastros de História e Memória: Santa Cruz feita com as mãos




Exposição no Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge.
Rua das Palmeiras Imperiais, s/n. Santa Cruz - Rio de Janeiro.
De segunda à sexta, de 9h às 17h
Sábados: de 10h às 15h
Entrada Franca


Influenciada pela obra do historiador Benedicto Freitas - "Santa Cruz Fazenda Jesuítica, Real e Imperial", editada em três volumes, a comunidade sempre desejou contar a História do bairro, usando as cenas históricas que artistas e viajantes retrataram em seus relatos e pinturas, na passagem pela Fazenda de Santa Cruz. A ideia começou a tomar forma no NOPH - Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica, a partir de 2007. A busca de uma nova linguagem artística se encerrou com a descoberta do talento da artista Janaína Botelho durante as feiras de artesanato da ZOART - Artesãos da Zona Oeste.

A Casa da Moeda do Brasil, através do Programa Atitude Cidadã, patrocinou o Projeto em 2010/2011.

Janaína Botelho em seu ateliê, produzindo algumas das peças que fazem parte da exposição.

De um modo inovador, as cenas foram recriadas na tridimensionalidade das maquetes, trazendo a história local em miniaturas que, guardando a proporção e a fidelidade à pesquisa realizada, encantam a todos.
Chegada da Família Real à Santa Cruz, uma das maquetes produzidas pela artista Janaína Botelho, do período monárquico.


Algumas foram imaginadas pela própria artista (Terra de Piracema, Inauguração da Sede Administrativa do Matadouro); outras, inspiradas nas obras de Thomas Ender, Debret, Benjamin Mary e mais recentemente nas de Onild'Aquino (Capela de Santa Bárbara) expostas no Palácio Real e Imperial de Santa Cruz, atual Batalhão Escola de Engenharia - Villagran Cabrita.

Janaína Botelho em seu ateliê, durante a produção das peças para compor as maquetes que fazem parte da exposição.

Santa Cruz passa a ter assim a sua História contada em maquetes, que facilitam o seu conhecimento, a sua dimensão e a sua grandiosidade, como uma parte viva integrada - a Memória - no contexto histórico da própria História do Brasil.

Cerimônia do "beija-mão" realizada no antigo Palácio Real de Santa Cruz. Maquete criada pela artista Janaína Botelho.


NOPH/Ecomuseu de Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário