Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mais livros para a Biblioteca do Professor


Criada em 2009, no início da administração da secretária Claudia Costin, a Biblioteca do Professor constitui uma das ações do programa “Rio, uma cidade de leitores”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é incentivar a leitura literária entre os professores da Rede.
No total, já foram distribuídos 32 títulos, sendo que, apenas em 2011, já foram entregues quatro livros de autores brasileiros e quatro de autores estrangeiros.
Neste mês de junho de 2011, estão chegando às escolas, dois excelentes livros de autores brasileiros: “Grande Sertão: veredas”, de João Guimarães Rosa, da Editora Nova Fronteira e “Viva o povo brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, editado pela Ponto de Leitura.

Dos autores estrangeiros, já consagrados internacionalmente, os professores podem escolher entre Isabel Allende, “A ilha sob o mar”, da Editora Bertrand Brasil, ou “O enigma do oito”, de Katherine Neville, distribuído pela Editora Rocco.


Segundo palavras do cineasta Glauber Rocha, “João Ubaldo é escritor baiano-polifônico, sensual e acre”, e “Viva o Povo Brasileiro”, tem sido considerado um clássico da literatura brasileira.



João Guimarães Rosa dispensa maiores apresentações, e a edição de “Grande Sertão: veredas” que os professores estão recebendo, é um relançamento da obra baseada na 5ª edição, publicada em 1967, mas elaborada a partir de “um novo projeto gráfico, mais leve e arejado, permitindo uma leitura mais agradável do texto”, conforme “Nota do Editor”, na abertura do livro.




Isabel Allende, com “A Ilha sob o Mar”, já é conhecida dos professores da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro, pois em 2009, a Biblioteca do Professor incluiu em sua coleção outro livro de sua autoria: “A soma dos dias”, também editado pela Bertrand Brasil. A autora da conhecida obra “A Casa dos Espíritos”, apresenta desta vez um romance histórico sobre Zarité Sedella, ex-escrava, que conta suas mazelas vividas no século XVIII, em uma fazenda das Antilhas.


A outra opção de literatura estrangeira, “O enigma do Oito”, de autoria de Katherine Neville, conta a história do lendário xadrez de Carlos Magno, escondido durante mais de mil anos e desenterrado na Abadia de Montglane, nos Pirineus, às vésperas do início da Revolução Francesa.
Como “Xadrez é vida”, nas palavras de Bobby Fischer e, segundo Benjamin Franklin, “A vida é uma espécie de xadrez”, conforme consta da página de abertura do livro de Katherine Neville, convém desfrutar da leitura dos livros que estão sendo entregues pela Secretaria Municipal de Educação, e aproveitar as dicas de “O Enigma do Oito” para o bom exercício do raciocínio lógico e estratégico.


2 comentários:

  1. Adoro Guimarães Rosa. Vou susbtituir meu exemplar velhinho pelo novo que recebi. O enigma do Oito vai para o meu marido que adora o gênero.

    ResponderExcluir
  2. Já terminei de ler "O Enigma do Oito". Gostei bastante. E já descobri que será publicada pela Rocco uma continuação.
    Pra quem gosta da obra de Dan Brown, dá pra ver claramente que ele "bebeu" nesta fonte.

    ResponderExcluir