Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

terça-feira, 21 de junho de 2011

WEBCELEBRIDADES 15 MINUTOS DE FAMA, AGORA PARA TODOS


Andy Warhol estava certo, o futuro já chegou. Aliás, chegou já há algum tempo. Vivemos num pós-futuro da famosa citação do mestre da Pop Art. Hoje a internet possibilita, pelas mais variadas razões – e às vezes pelos caminhos mais inesperados – que todos possam almejar seus 15 minutos de fama. Alguns tentam, inclusive, estendê-los. Esses dois encontros propõem um olhar sobre as origens das celebridades nascidas na internet, sua influência na (re)invenção da cultura e o que acontece depois que os 15 minutos acabam.



Início: 27 JUN
Duração: 2 encontros semanais
Dias/horários: Segundas-Feiras, às 20h (27/06, 04/07)
27 JUN | 1. QUEM SÃO AS WEBCELEBRIDADES?
Na última década, a internet permitiu que anônimos se transformassem em famosos, ainda que em muitos casos a fama tenha vindo involuntariamente. Nesse primeiro encontro, quem são as webcelebridades e por que se tornaram fenômenos locais ou mundiais, alçados à fama por motivos nobres ou nem tanto.
04 JUL | 2. A CULTURA DO REMIX
A fama na internet muitas vezes não se esgota em si mesma. Dessa forma, a contribuição das webcelebridades frequentemente resulta em um verdadeiro remix cultural, com a recriação de obras musicais ou audiovisuais e novos códigos da cultura pop. No segundo encontro, o legado das webcelebridades e seu impacto na formação da cultura contemporânea.



Sérgio Branco. Advogado, especialista em Propriedade Intelectual pela PUC-Rio, mestre e doutorando em Direito Civil pela Uerj. Líder de Projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio). Professor de Direito Civil e de Propriedade Intelectual da graduação e da pós-graduação da FGV Direito Rio. Ex-procurador-chefe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Autor dos livros "Direitos autorais" e "Direitos autorais na internet e o uso de obras alheias".


Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário