Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Um novo modelo de educação para o século XXI




O certo e o errado na criação de um filho em tempos de comunicação instantânea
Fabio Barbirato
O curso tem como foco principal as mudanças ocorridas nos padrões de educação nos últimos anos e suas consequências no desenvolvimento emocional das crianças. Serão discutidos os mitos recorrentes em educação e abordadas as dúvidas mais frequentes de pais e educadores, coletadas há 15 anos no Serviço de Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, instituição de referência no assunto. O curso propõe um debate com os alunos para um levantamento de estratégias tendo em vista a criação de um modelo de educação adequado à realidade contemporânea, sem o autoritarismo dominante em boa parte do século XX nem o modelo liberal em vigor nos dias de hoje.



15 JUN 1. O PAPEL DOS PAIS E DA ESCOLA
Mitos da gestação. Os primeiros anos de vida e o desenvolvimento das crianças. Quando colocar na escola ou na creche? Como escolher a melhor instituição para educar e formar seu filho. O papel dos pais e o papel da escola.

29 JUN 2. PRÉ-ADOLESCÊNCIA E ADOLESCÊNCIA: COMPANHEIRISMO E ATENÇÃO
A pré-adolescência. Época de amadurecimento ou prenúncio de um furacão? A adolescência. Como conversar com seus filhos. A visão equivocada do “pai-colega”. A concorrência enfrentada pelos pais com a TV e o computador pela atenção dos filhos. Drogas e álcool: o que fazer para mantê-los longe dos seus filhos?
Fabio Barbirato. Médico psiquiatra pela UFRJ, professor de Psiquiatria Infantil na PUC-Rio, coordenador geral da Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, coordenador do Departamento de Psiquiatria Infantil da Associação de Psiquiatria do Rio de Janeiro e membro da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Europeia. É autor do livro "A mente do seu filho".


Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário