Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A HISTÓRIA DO RIO COMO HISTÓRIA DA ARTE


O curso faz um passeio e uma reflexão visual pelos monumentos e objetos de arte do Rio de Janeiro e adjacências, como forma de conhecer a história da arte e suas particularidades. Informa e prepara o aluno a identificar e apreciar grandes obras em sua própria cidade, inseridas em seu contexto artístico e cultural.

Início: 15 JUL
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Sextas-Feiras, às 19h30 (15/07, 22/07, 29/07, 05/08)



15 JUL 1. SÃO CONRADO: A CABEÇA DO IMPERADOR. ARARUAMA: CONCHAS E SAMBAQUIS. BOTAFOGO: ARTE PLUMÁRIA E CERÂMICA

22 JUL 2. BÚZIOS E NITERÓI: FÉ E SIMPLICIDADE. LARGO DA CARIOCA: O RIO FEITO DE OURO. PRAÇA XV: A LEVEZA DO ROCOCÓ

29 JUL 3. CENTRO: MUSEUS DO ECLETISMO. FLAMENGO E COPACABANA: A EXPLOSÃO DA ART DÉCO. CASTELO: O MODERNO EM PILOTIS.

05 AGO 4. ATERRO DO FLAMENGO: TACHISMO E ECOLOGIA. JARDIM BOTÂNICO: MORFOLOGIAS DO CONTEMPORÂNEO. ENGENHO DE DENTRO: O FUTEBOL-ARTE.
Ministrado por:
Mauro Trindade. Professor de História da Arte na Escola de Belas Artes da UFRJ e colunista de TV da "Carta Z Notícias". Já trabalhou como repórter, crítico e editor nos jornais "Tribuna da Imprensa", "Jornal do Brasil" e "O Globo", e nas revistas "Veja Rio" e "Bravo!", entre outras publicações. Lecionou nas universidades Estácio de Sá e Veiga de Almeida e na Pós-Graduação em Estéticas do Movimento da Faculdade Angel Vianna, além de apresentar cursos livres na Galeria Óko, no Laboratório Estação e no Centro Cultural da Justiça Federal. É autor da apresentação de "Bastidores do Theatro Municipal", livro de fotografias de "Bruno Veiga, e do capítulo Entre – Videodança e os gêneros de arte", no livro "Dança em foco 4". Doutorando em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ.

Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário