Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Adélia Prado e Affonso Romano de Sant'Anna



Carlos Drummond de Andrade afirmou certa vez: “Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo: esta é a lei, não dos homens, mas de Deus. Adélia é fogo, fogo de Deus em Divinópolis.” Assim o poeta tentava expressar o encanto com que recebeu, pelas mãos de Affonso Romano de Sant’Anna, a então inédita poesia de Adélia Prado. Hoje, aos 75 anos de idade e 35 anos depois da publicação do primeiro livro de poemas, Bagagem, Adélia interrompeu uma década de silêncio poético. Publicou A duração do dia, no qual permanece fiel aos temas presentes em sua estreia literária: o cotidiano, a família, a religiosidade – temas que certamente farão parte desse encontro especial. Nessa conversa com Affonso Romano de Sant’Anna, a plateia poderá ouvir, apreender e compartilhar o lirismo de quem sempre fez poesia como faz bom tempo.

11 JUL 1. ADÉLIA PRADO, A LICENÇA POÉTICA DO SAGRADO E DA BELEZA
Adélia Prado, Affonso Romano de Sant'Anna

Ministrado por: Adélia Prado. Nascida em Divinópolis (MG), é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis. Exerceu o magistério durante 24 anos, até que a carreira literária se tornou sua atividade central. Publicou o primeiro livro, Bagagem, em 1976 e, dois anos depois, com O coração disparado, conquistou o Prêmio Jabuti, principal premiação literária do país. Escreveu sete livros de poemas e oito em prosa, que se somam a antologias, peças de teatro e traduções.

Affonso Romano de Sant'Anna. Poeta, cronista, professor e jornalista. Dirigiu a Biblioteca Nacional entre 1991 e 1996, quando criou o Proler, o Sistema Nacional de Bibliotecas e programas de exportação da cultura brasileira. Nos anos 50 e 60 participou de movimentos de vanguarda. Nos anos 70, levou a música popular, a poesia marginal e a literatura infantojuvenil para dentro da universidade, desencadeando uma renovação teórica na área de Letras. Tem mais de 40 livros publicados.
Início: 11 JUL
Duração: 1 encontro
Dias/horários: Segunda-Feira, às 20h (11/07)


Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário