Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

sábado, 18 de junho de 2011

Pré-técnico da EMJSG, a equação que continua dando certo


Na visita que fez à Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin (à esquerda da foto), ouviu do diretor João Luiz da Silva, as explicações sobre o funcionamento do Curso Pré-técnico, que conta com o apoio da professora Gracinha Muller, cedendo o auditório da 10ª CRE para as aulas e fornecendo camisetas para todos os alunos matriculados no curso.



É manhã de sábado. Ainda não são nove horas e eles vão chegando aos poucos. São todos jovens. Adolescentes com idades entre 14, 15, 16 anos. Alguns vêm dos conjuntos da Avenida João XXIII, outros dos Lotes 2 e 14, mas há também gente do Morro do Chá, das ruas Senador Camará, Império, Avenida Padre Guilherme Decaminada, Fomento, Horto Florestal e até mesmo do bairro dos Jesuítas.
Estamos no final do outono, faltam alguns dias para o início do inverno, mas a temperatura em Santa Cruz tem caído significativamente. Não importa. Chova ou faça sol, esteja frio ou calor, eles nunca faltam, até porque, como se trata de um curso pré-técnico, com vagas limitadas, inscrição e participação voluntária, em caso de três faltas consecutivas sem justificava relevante, poderão ser eliminados, abrindo vaga para os interessados, que estejam na lista de espera.
Chego ao auditório da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE) por volta das 10 horas da manhã. Silêncio total. Fico na dúvida se hoje, sábado, dia 18 de junho de 2011, há aula para o curso pré-técnico. O segurança me informa que sim, e que o auditório está cheio.
Estão todos lá. São mais de cem alunos. Encontro o professor João Luiz da Silva, diretor da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, idealizador do Curso Pré-técnico, resolvendo questões matemáticas com a interação dos alunos.
O Curso pré-técnico funciona três vezes por semana, após o encerramento das aulas do segundo turno e aos sábados, das 9 horas da manhã às 12h e 30 minutos, prolongando-se, não raramente, até as 13 horas, ou mais.



Sábado, 18 de junho de 2011 pela manhã. Auditório da 10ª CRE lotado com os alunos que frequentam o Curso Pré-técnico da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes.



João Luiz reside com a sua família em Muriqui, distrito balneário do município de Mangaratiba, mas vem todos os sábados para Santa Cruz com a finalidade de ministrar as suas aulas de Matemática, uma vez que se dedica voluntariamente, há quase dez anos, ao Curso Pré-técnico, que tem como objetivo principal preparar alunos do ensino fundamental para o ingresso em escolas técnicas federais e estaduais, e também para concursos nas escolas e colégios das Forças Armadas, como a Escola de Sargentos das Armas, a EsSA, Colégio Naval, Escola Preparatório de Cadetes-do-Ar, EPCAR, entre outras.
Considerando que os alunos residem em Santa Cruz, a maioria tenta ingressar na FAETEC e, mais recentemente, no Colégio Estadual Eric Walter Heine, que iniciou as suas atividades letivas neste ano de 2011, recebendo o título de primeira escola com certificado sustentável do Brasil. Alguns sonham em estudar no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, CETUR, Colégio Pedro II, Colégio Militar, entre outros.
O diretor João Luiz da Silva, diante da grande procura dos alunos pelo curso, tem solicitado o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de outras parcerias, objetivando ampliar o número de matrículas, diversificar o aprendizado, incluindo mais aulas de matemática e de língua portuguesa, além de outras disciplinas que são cobradas nas provas para ingresso em alguns colégios do Ensino Médio, e remunerar os professores participantes, uma vez que todos têm trabalhado voluntariamente, desde a criação do pré-técnico.



Os alunos do Curso Pré-técnico, quase todos do 9º ano, são selecionados no início do ano letivo, a partir de uma prova classificatória. Não podem faltar sem justificativa pois, como a procura tem sido muito grande, o excesso de faltas (três, no máximo) resulta na eliminação do aluno do curso e abertura da vaga para o próximo classificado.


A proposta que o professor João Luiz apresentou à Secretaria Municipal de Educação, em projeto encaminhado através da 10ª CRE, é que todos os professores do curso pré-técnico da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes possam receber como dupla regência, os horários que vêm dedicando voluntariamente ao curso, após intensivo dia de trabalho normal na escola e aos sábados, tendo que se deslocar das suas casas, sem qualquer tipo de ajuda financeira.


Claudia Costin, secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, ao lado do diretor João Luiz da Silva, conversando com os alunos do Curso Pré-técnico por ocasião da sua visita à Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes.


Conhecendo o trabalho desenvolvido pelo professor João Luiz, representantes do Grupo Gerdau, de Santa Cruz, demonstraram interesse em estabelecer parceria com a Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes com o objetivo de ajudar na ampliação do curso pré-técnico. A primeira reunião do pessoal da Gerdau e da Casa Ser Cidadão com o diretor do pré-técnico aconteceu no dia 14 de junho de 2011, quando foi apresentada uma proposta que ainda está sendo analisada e deverá proporcionar resultados positivos já para o segundo semestre deste ano.
Enquanto o professor João Luiz aguarda os resultados das futuras parcerias e apoios, as aulas continuam sendo realizadas normalmente, com o auditório da 10ª CRE sempre cheio de jovens, que acreditam na possibilidade de ascensão profissional e social a partir do investimento na educação.


Reunião ao ar livre, nos jardins da histórica residência do Senador Júlio Cesário de Melo (hoje Casa SerCidadão), em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Da esquerda para direita, Emília, da Casa SerCidadão, João Luiz, diretor da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, Luciano e Jorge, do Grupo Gerdau, que conversaram sobre a parceria e apoio ao Curso Pré-técnico.



O Curso Pré-técnico da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes é uma equação que vem dando certo há quase dez anos, graças ao trabalho voluntário do professor João Luiz da Silva e de sua equipe, que contam com o apoio da professora Gracinha Muller, coordenadora da 10ª CRE, que tem cedido o auditório para a realização das aulas e fornecido o uniforme dos alunos matriculados no curso.

2 comentários:

  1. Professores Sinvaldo e João,
    Mais uma vez somos contemplados com uma matéria belíssima, que nos confirma a seriedade com que é possível a bons professores auxiliarem na construção dos sonhos de nossos alunos.
    Parabéns!
    Rosa - GED da 10ª CRE

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rosa! Grato pelos seus comentários sempre simpáticos e generosos. Realmente o trabalho desenvolvido pelo professor João Luiz vem merecendo elogios de todos nós, pela dedicação, pelo voluntariado e sobretudo pela ajuda que vem prestado aos jovens alunos interessados no ingresso em escolas e colégios técnicos de boa qualidade. Grande abraço aos amigos da GED da 10ª CRE!!!

    ResponderExcluir