Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Diversidade Sexual na Escola



UFRJ oferece oficina gratuita sobre
diversidade sexual para escolas da rede pública


O Projeto Diversidade Sexual na Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro convida escolas do Rio de Janeiro, para o estabelecimento de uma parceria para a realização de atividades de mobilização e sensibilização em Sexualidade, Gênero e Diversidade. Para alcançar a rede pública com ações de sensibilização, o Projeto oferece, neste segundo semestre de 2011, oficinas de curta duração (4h) para profissionais de educação e exibição de curta-metragem com debate para estudantes.

A oficina é direcionada a todos os profissionais da escola, com 4 horas de duração, realizada por profissionais capacitados do Projeto. O objetivo é produzir uma ressignificação do olhar dos educadores e das instituições de ensino alcançadas para a questão da diversidade sexual e gênero na escola.

Público alvo: Instituições de ensino públicas, em especial da Rede Municipal, ou comunitárias da região metropolitana do Rio de Janeiro. Podem ser atendidas, também, instituições do interior do estado, caso seja solicitado.

Carga horária: 4h

Metodologia: dinâmicas interativas que estimulem o debate entre os profissionais da instituição, com foco na reeducação do olhar para as situações de sexismo e homofobia, e de reafirmação dos estereótipos de gênero no cotidiano escolar. A metodologia se predispõe menos ao aprendizado de conceitos complexos e mais ao debate, principalmente auto-crítico, sobre o contexto escolar e as possibilidades de transformação, sempre partindo dos pontos de vista expressados pelos educadores para a reflexão crítica e desconstrução de preconceitos.

Conteúdo Programático:

- Diferenciação de sexo e gênero;
- Orientações e identidades sexuais, suas expressões mais comuns e a problematização da relação sexo-gênero-orientação-identidade;
- Identidades de gênero, estereótipos e sua relação com a homofobia;
- Sexualidade e escola: a escola fala sobre sexo;
- Travestilidade, transexualidade e escola;
- Violência e discriminação na escola: dados e relatos de experiências;
- Ética, educação e desigualdades: a escola como agente da transformação ou reprodutora do sexismo e da homofobia.

Para atingir toda a comunidade escolar, o Projeto realiza posteriormente à oficina a exibição e debate dos curtas-metragens “Novamente” e “Por outros olhos”, apenas para o Ensino Médio. Produzidos pelo Projeto, os vídeos foram construídos a partir de relatos e experiências de jovens, e discutem situações de violência e discriminação dentro da escola. Você pode assistir aos dois curtas na área VÍDEOS E EEXIBIÇÕES na página do projeto (www.diversidade.papocabeca.me.ufrj.br)

Essas atividades não trazem nenhum custo para a instituição escolar, pois todos os gastos são cobertos pelo Ministério da Educação e pela UFRJ.
Caso a escola esteja interessada em agendar estas ações, basta entrar em contato através do correio eletrônico diversidadeppc@me.ufrj.br

O Projeto Diversidade Sexual na Escola é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa Papo Cabeça, realizado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e a Secretaria de Direitos Humanos. Como ações principais, o projeto realiza atividades de formação e sensibilização junto a profissionais de educação da rede pública e estudantes da educação básica, além do desenvolvimento de materiais de orientação para educadores.

Saiba mais sobre o projeto em:

www.diversidade.papocabeca.me.ufrj.br

Maiores informações: (21) 3388-5851 ou diversidadeppc@me.ufrj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário