Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Eleição do Grêmio Estudantil na E.M. Joaquim da Silva Gomes



Reprodução de http://migre.me/53uLf

O processo eletivo do Grêmio Estudantil da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), teve início no dia 16 de maio de 2011, com a realização da Assembléia Geral, quando foi escolhida a Comissão Eleitoral, responsável pela organização das atividades, incluindo inscrições das chapas, divulgação do cronograma, definição dos critérios para a campanha eleitoral, eleições e apuração dos resultados finais, tudo de acordo com as portarias e resoluções da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro sobre o assunto.
Foi muito grande o interesse dos alunos, tanto do primeiro quanto do segundo turno. Em fase preliminar, se apresentaram dezenove chapas, reduzidas para seis, três no primeiro turno e três no segundo turno, assim enumeradas e nomeadas, considerando a ordem cronológica de inscrição definitiva: 1-Chapa Agentes de Melhoria; 2-Chapa Vermelha; 3-Chapa Preta; 4-Chapa Verde; 5-Chapa Roxa e 6-Chapa Colorida.
A campanha eleitoral, realizada nos dias 8, 9 e 10 de junho de 2011, ocorreu de forma animada, alegre, descontraída e concorrida, na mais perfeita ordem, quando os candidatos, em visitas às turmas, apresentaram suas propostas, no pleno exercício dos princípios democráticos, tendo oportunidade para por em prática as noções a respeito de direitos, deveres e convivência social, política, escolar e comunitária.
Comissão Eleitoral constituída por alunos do 9ºano da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, preparada para o início do processo eletivo.

As eleições foram realizadas nos dias 13 e 14 de junho (segunda e terça-feira), tendo comparecido às urnas 856 (oitocentos e cinqüenta e seis) alunos, correspondendo à grande maioria dos matriculados na U.E, neste ano letivo.

Aluno exercendo o direito democrático do voto

Com a presença do diretor da E.M. Joaquim da Silva Gomes, João Luiz da Silva, da coordenadora pedagógica, Sheila dos Santos, da professora tutora, Denise Viana, de toda a Comissão Eleitoral, e também com representantes das chapas inscritas, foi feita a contagem dos votos, com o seguinte resultado final:
1º lugar – Chapa Vermelha, com 221 votos;
2º lugar – Chapa Verde, com 197 votos;
3º lugar – Chapa Preta, com 189 votos;
4º lugar – Chapa Colorida, com 105 votos;
5º lugar – Chapa Roxa, com 70 votos; e
6º lugar – Chapa Agentes da Melhoria, com 40 votos.


Alunos na fila, assinando a ata de presença e aguardando para a votação com orientação dos membros da Comissão Eleitoral.
Com a vitória da Chapa Vermelha, o Grêmio Estudantil da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, cujos integrantes tomarão posse na Unidade Escolar no dia 20 de junho e na 10ª CRE, no dia 21 de junho, ficou assim constituído:

Presidente: Yuri Silva; Vice-presidente: Vinicius Pessoa; Primeira Secretária: Fernanda da Silva; Segunda Secretária: Nayra Luana


Aluna da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes exercendo o direito democrático do voto.

A eleição do Grêmio Estudantil da E.M Joaquim da Silva Gomes e de todas as demais Unidades Escolares da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, constitui um passo de grande relevância para uma gestão democrática do processo escolar, e incentivo à participação de todos os alunos nas atividades que estimulam práticas de cidadania.

Um comentário: