Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

terça-feira, 21 de junho de 2011

DESCOLAGEM





Nos próximos dias 2 e 3 de julho o Descolagem, projeto criado por este blogueiro em parceria com o instituto Oi Futuro e que acontece no NAVE – Núcleo Avançado em Educação, volta com força total: no primeiro dia, vamos abordar como a tecnologia está revolucionando os processos de compartilhamento do conhecimento. No segundo dia haverá uma série de workshops, os Descoshops, com temas como arte interativa, games, mashups e programação, entre outros assuntos.

O surgimento de tecnologias e dispositivos digitais e a rápida expansão do acesso à internet estão impactando, de maneira sem precedentes, o modo como transmitimos e compartilhamos o conhecimento na sociedade – seja nas escolas, em casa ou nas empresas. No sábado, primeiro dia do Descolagem #7, que tem como título As novas conexões do saber, convidamos o professor e pensador Henry Jenkins, o professor, pesquisador e artista eletrônico Zach Lieberman, o DJ, pesquisador e artista interativo Daito Manabe, e o educador e pesquisador Rafael Parente para refletirem sobre todas essas mudanças.

Jenkins e Lieberman são os convidados especiais desta edição pela contribuição que ambos têm dado sobre estes assuntos em seus trabalhos. Lieberman mostrará como o compartilhamento de pesquisas e técnicas podem acelerar evolução da tecnologia e, ao final do evento, Jenkins fará uma apresentação especial e inédita sobre o tema do Descolagem. Ele vem ao NAVE numa parceria da produção com a empresa de transmedia storytelling Os Alquimistas, da qual é conselheiro.

Na ocasião, será inaugurada também a EXPO_NAVE_2011, uma exposição com trabalhos interativos de Zach, Daito e outros artistas de várias partes do mundo.
O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, na página Oi Futuro www.oifuturo.org.br, a partir das 15h.

No domingo, dia 3, haverá uma série de Descoshops: workshops que serão ministrados nas salas e laboratórios do NAVE sobre temas como arte interativa, games, mashups e programação, entre outros assuntos. Saiba como se inscrever no Descolagem e nos Descoshops no serviço mais abaixo. As vagas são limitadas. O projeto Descolagem conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

O QUE É DESCOLAGEM?


Descolagem é um projeto do jornalista e blogueiro Beto Largman, em parceria com o Oi Futuro, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação. Um evento Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos. A ideia é que o Descolagem, realizado no NAVE (Núcleo Avançado em Educação), no Rio de Janeiro, seja um “tubo de ensaio” para experimentar novos formatos de interação em ambientes de aprendizagem.

No Descolagem, qualquer um pode ter a palavra, pois os comentários e postagens feitos durante o evento em redes sociais como Twitter, Flickr, YouTube e blogs são exibidos em telões espalhados pelo espaço. Desta forma, os participantes podem fazer perguntas aos convidados e emitir opiniões, tanto presencialmente como à distância, uma vez que é possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. O conteúdo digital gerado nas edições do Descolagem (vídeos, estudos, apresentações) fica disponível online após a realização dos encontros – assim, o projeto contribui com um material de pesquisa variado que pode ser aproveitado tanto pelo público do NAVE como por qualquer internauta interessado.

NAVE


O NAVE é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que usem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Modelo similar foi implantado pelo Oi Futuro em 2006, no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de horário integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem a produzir jogos eletrônicos. Para saber mais sobre a escola, acesse: http://www.oifuturo.org.br/educacao/oi-nave/

Descolagem:
Data: Sábado, dia 2 de julho de 2011
Horário do início: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h.
Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca

Lotação do salão principal: 150 lugares (não há lugares marcados). Os interessados devem responder ao questionário (cliquem aqui) e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas.
Entrada gratuita

O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, na página do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br), a partir das 15h.

Descoshops – Workshops do Descolagem

Entrada gratuita
Data: domingo, dia 3 de julho de 2011
Horário do início dos workshops: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h.
Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca

Os interessados devem responder ao questionário (cliquem aqui) e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas.

NOTAS:
2 - Referências: "Descolagem #7 >> As novas conexões do saber, dia 2 de julho no NAVE", por Beto Largman (acessem o link a seguir e leiam a postagem completa): http://oglobo.globo.com/blogs/largman/posts/2011/06/21/descolagem-7-as-novas-conexoes-do-saber-dia-2-de-julho-no-nave-387747.asp
E ainda, no blog de Rafael Parente: "Descolagem #7: Henry Jenkins, Zach Lieberman, Daito Manabe e eu!!!": http://rafaelparente.blogspot.com/2011/06/descolagem-7-henry-jenkins-zach.html


Postado por: Imaculada Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário