Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ILUMINISMO, UMA AVENTURA DA HISTÓRIA HUMANA







Nossos hábitos modernos de pensar a História humana como algo que tem sentido e que nos leva a uma vida melhor num tempo adiante nasceu à época do Iluminismo europeu, no século XVIII, quando se inventou uma ideia de futuro como o lugar da felicidade fundada na razão. Hoje, quando desconfiamos que a razão não é só benefícios e que o desenvolvimento da civilização trouxe consigo as guerras mundiais e os totalitarismos, quando tememos a chegada rápida de um futuro ameaçador - autoextinção pelas armas nucleares, processos naturais irreversíveis induzidos pela civilização, como o aquecimento global e a extinção de espécies animais e de recursos naturais de todo tipo etc. –, vale a pena questionar como pode emergir e se manter ativo aquele otimismo acerca da humanidade e de seu destino. O curso pretende visitar versões da História pensadas por alguns dos mais significativos pensadores dos iluminismos europeus.


Marcelo Jasmin. É professor da PUC-Rio e do IESP-UERJ. Historiador e Doutor em Ciência Política pelo Iuperj. Autor de "Alexis de Tocqueville. A Historiografia como Ciência da Política" (Editora UFMG); "Modernas Tradições: percursos da cultura ocidental, séculos XV-XVII"(Access); "Racionalidade e História na Teoria Política" (Editora UFMG); e "História dos Conceitos: Diálogos e Perspectivas" (Editora PUC-Rio).

14 JUN | 1. OS ILUMINISMOS E A HISTÓRICA FILOSÓFICA

21 JUN | 2. RAZÃO E ESCLARECIMENTO NA ALEMANHA (KANT)

28 JUN | 3. HISTÓRIA, PROGRESSO E CIVILIZAÇÃO NA FRANÇA (ROUSSEAU, VOLTAIRE E CONDORCET)

05 JUL | 4. A HISTÓRIA NATURAL DA HUMANIDADE NA INGLATERRA E NA ESCÓCIA (ADAM SMITH)

Início: 14 JUN
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Terças-Feiras, às 20h (14/06, 21/06, 28/06, 05/07)

Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário