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sábado, 18 de junho de 2011

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA ATUAÇÃO DOCENTE EM CLASSE HOSPITALAR

 

Esse texto amplia a reflexão a respeito da formação de professores, em um contexto social de demandas múltiplas, redefinindo espaços de atuação. Dentre estes, as Classes Hospitalares. Aprofundar a reflexão e o conhecimento sobre a Classe Hospitalar enquanto campo de atuação docente justifica-se na medida em que se observa certo desconhecimento a respeito dos aspectos conceituais e teórico-metodológicos que envolvem essa modalidade de ensino. A relevância de estudos neste campo relaciona-se com a possibilidade de desvelar para os Cursos de Formação de professores, um universo tanto conceitual quanto de atuação. Resultados parciais de pesquisa descritiva realizada em diferentes espaços hospitalares revelam que um dos desafios a ser superado se refere às especificidades da prática docente nessa modalidade de ensino. O professor de classe hospitalar desempenha um papel de mediador entre a criança e o hospital; para a criança ou adolescente hospitalizado, o contato com o professor e com a classe hospitalar é uma oportunidade de ligação com os padrões da vida cotidiana e com a vida em casa e na escola. Acrescenta-se ser indispensável o conhecimento das patologias mais freqüentes na unidade hospitalar em que atua para saber dos limites clínicos do paciente-aluno. Daí a necessidade de um preparo pedagógico, associado a uma orientação pedagógica especifica ao campo de atuação da classe hospitalar. Quanto ao perfil pedagógico - educacional, torna-se relevante a adequação à realidade hospitalar, o respeito às potencialidades do aluno, motivando e facilitando sua inclusão no contexto escolar hospitalar. Tal inclusão implica estímulo à criança, tendo o conhecimento como elo entre o desejo de saber e a superação do distanciamento entre as necessidades curriculares e o ambiente hospitalar. No documento do MEC(2002) recomenda ao professor coordenador da proposta pedagógica da classe hospitalar ou em atendimento domiciliar o conhecimento sobre a dinâmica e o funcionamento dessa modalidade de ensino.

Postado por Tyara Oliveira em http://www.escolaclassehospitalar.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Muito bom. Há um grande deficit nessa área de pedagogia hospitalar. Normalmente as brinquedotecas são usadas como distração no pré-operatório. Muitas crianças ficam jogadas nos leitos hospitalares alheias a vida social que as cerca. Parabéns pela matéria.

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  2. Gostei muito da matéria é importante sabermos os direitos que foram adquiridos só assim poderemos se aprofundar mas para cabramos também os nossos direitos, ajudando outras pessoas a serem beneficiadas.

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  3. Gostei muito da matéria é importante sabermos os direitos que foram adquiridos só assim poderemos se aprofundar mas para cabramos também os nossos direitos, ajudando outras pessoas a serem beneficiadas.

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