Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 31 de março de 2011

BLOG DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CASTILHO, 10ª CRE

Fachada da ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CASTILHO, do Blog criado pela professora ELAINE NEVES






Acabei de fazer uma visita ao excelente Blog da Escola Municipal PROFESSOR CASTILHO, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (Santa Cruz e Guaratiba). Gostei demais de conhecer um pouco do trabalho desenvolvido naquela unidade escolar da Secretaria Municipal de Educação, localizada em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.






Trabalho desenvolvido na sala de aula de Ciências usando encartes de supermercados. Confecção da pirâmide de alimentos, pratos saudáveis e não saudáveis, cálculo de IMC e opiniões dos alunos. Tumas: 161 e 162 EJA Apresentação dos grupos:






O Blog, segundo informações na página de apresentação, foi construído inicialmente para divulgar os eventos, atividades e participações do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal PROFESSOR CASTILHO, com a expectativa, mais adiante, de se promover um intercâmbio de ideias entre alunos e professores, como também de outras escolas interessadas.





Apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos da ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CASTILHO, foto do Blog http://pejacastilho.blogspot.com/




Toda essa admirável e elogiável iniciativa partiu da professora de Ciências ELAINE NEVES, que já vem postando fotografias e textos sobre a ESCOLA PROFESSOR CASTILHO há vários anos. No http://pejacastilho.blogspot.com/ os interessados poderão conhecer um pouco sobre a história da escola, acompanhar as atividades e projetos desenvolvidos pelos professores e alunos e compartilhar das oficinas, exposições e demais trabalhos realizados na ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CASTILHO.




Alunos da E.M. PROFESSOR CASTILHO realizando o trabalho. Foto do Blog da escola.




Deixo um grande abraço aos colegas de Guaratiba, da E.M. Professor Castilho e principalmente à professora ELAINE NEVES, por mais esta admirável iniciativa que tanto engrandece e valoriza a educação pública municipal na Cidade do Rio de Janeiro, como também é motivo de grande orgulho para a 10ª Coordenadoria Regional de Educação.




Alunos da E.M. PROFESSOR CASTILHO, 10ª CRE, felizes com a realização do trabalho.



Sinvaldo do Nascimento Souza
Professor Representante da 10ª CRE no RIOEDUCA

18 comentários:

  1. Olá SINVALDO !
    Obrigada pela divulgação do blog! É sempre muito bom ver o reconhecimento de nosso trabalho.
    Espero q sirva de inspiração para que outros professores tbm criem seus blogs!
    Um detalhe é q ele é totalmente voltado pra a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
    http://pejacastilho.blogspot.com
    Um abraço,
    ELAINE NEVES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá profa Elaine parabéns pelo blog,hj é minha primeira visita espero votar outras vesses.

      Excluir
  2. Elaine Neves, meus cumprimentos pelo belíssimo trabalho que vem realizando na ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CASTILHO, que certamente servirá de estímulo para que outros colegas também divulguem os seus projetos e compartilhem suas experiências aqui no RIOEDUCA.

    ResponderExcluir
  3. gostei eu estudo ai e eu gosto muito dessa escola da profesora katia andria e etc:eu estudo com a professora cristina e ela e muito boa

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria muito de saber um pouco sobre o professor Castilho. Acho que meu marido é ascendente da família dele. Obrigada, Luciana Castilho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Alves da Silva Castilho

      Excluir

    2. Francisco Alves da Silva Castilho Professor da Instrução, Intelectual da época reconhecido por seus métodos de alfabetização por cartilhas. Sendo reconhecido inclusive em Lisboa.
      A corte solicitou-o que alfabetizasse soldados analfabetos em Guaratiba. O que o fez dentro de três meses.
      Faleceu aos 96 anos em 6 de Agosto as 2 horas, sexta-feira, em 1915. Sendo sepultado no dia 7 as 16 horas no cemitério de Campo Grande.
      Deixando dois filhos: Maria Castilho e Salustio Castilho.
      Alexandre Pantaleão – Sociólogo e Pesquisador.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Vejam também:
      Diccionario Bibliographico Portuguez
      Estudos de Innocencio Francisco da silva
      Applicaveis a Portugal e ao Brasil
      Tomo NONO C – G
      Lisboa Imprensa Nacional 1870

      Arquivo da biblioteca da universidade de Oxford

      Excluir
    5. e mais este veja este PROFESSORES PRIMÁRIOS COMO INTELECTUAIS DA CIDADE: UM ESTUDO SOBRE PRODUÇÃO ESCRITA E SOCIABILIDADE INTELECTUAL (CORTE IMPERIAL, 1860-1889)
      Revista de Educação Pública da Universidade Federal de Mato Grosso - 2008

      Excluir
    6. Logo sugiro aos profissionais desta unidade escolar que solicitem a renomeação ou colguem um complemento como o nome completo deste importante intelectual.

      Excluir
  5. minha mae debora ze luiz e elaine amigos para sempre

    ResponderExcluir
  6. oi eu me chamo Fabiana Breves Monteiro e estudei na Escola Municipal professor castilho ate 1998 quando terminei a quarta serie e gostaria muito de ter informações dos professores e dos meus colegas de classe e mais duas amigas que também estudaram ai uma se chama Carla que tem um irmão chamado André e sua mãe se chama Lena a outra se chama Thayana e faz aniversário dia 10 de maio ela era loirinha e ambas moravam ou moram no bairro vizinho a escola que fica na estrada mato auto mesmo bairro que eu morava antes de vir pra Piraí meu tel é (024)9911-4191 ou (024)8156-6808 e meu email é fabianabrevesmonteiro@gmail.com desde já agradeço muito obrigado e a paz do senhor

    ResponderExcluir
  7. ola professora elaine eu sou o paulo da 152 um a braço ok

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, sou mãe de duas alunas
    Dessa escola, no momento não tenho do que reclamar!!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma administração muito grande pela professora Katia
    Parabéns pela sua dedicação!!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏😘

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho uma administração muito grande pela professora Katia
    Parabéns pela sua dedicação!!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏😘

    ResponderExcluir
  11. Muitas pessoas falam que essa escola e muito boa queria muito colocar meu filho lá

    ResponderExcluir