Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

terça-feira, 29 de março de 2011

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE MELLO, preparando-se para o cinquentenário

Localizada na Praça da Legalidade, no sopé do antigo Mirante Imperial, ponto geográfico de maior altitude do centro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a ESCOLA MUNICIPAL 10-19-010 JOSÉ DE MELLO também faz parte da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, que abrange as unidades escolares de Santa Cruz, Guaratiba, Sepetiba, Paciência e Jesuítas. O prédio escolar, cercado por sessenta e sete frondosas árvores, foi construído em 1960, quando a escola passou a funcionar com a designação 14-30, embora sua inauguração oficial tenha ocorrido em 7 de agosto de 1961, conforme registro documentado em papel especial, com a assinatura de todas as autoridades presentes ao evento, emoldurado e exposto no corredor que dá acesso à sala da direção.



´ Na foto ao lado, Tatiana Vaz Castro (primeira à esquerda) com a coordenadora pedagógica Elaine de Oliveira Miranda ao lado do mural da escola.




É uma escola bastante acolhedora, que em outras épocas já recebeu turmas do segundo segmento, mas que hoje atende aos alunos de turmas da Educação Infantil até o 5º ano. Converso com a diretora Liliane de Melo Marques, com a diretora adjunta Tatiana Vaz Castro e com a coordenadora pedagógica Elaine de Oliveira Miranda, para conhecer um pouco mais sobre desdobramento do Projeto Político Pedagógico da Escola (JOSÉ DE MELLO, 50 ANOS NA HISTÓRIA DE SANTA CRUZ) e constato a presença de muitos pais e responsáveis que aguardam a saída dos seus filhos, quase no término das aulas do primeiro turno. Na parte interna da escola já foram montados murais sinalizando para a programação e comemorações do cinqüentenário, tendo sido criada pela diretora adjunta Tatiana Vaz Castro, uma logomarca do evento que está sendo impressa para identificar todas as pastas e arquivos da José de Mello.

JOSÉ DE MELLO, Patrono da Escola 10-19-010, reprodução do retrato original


Não se trata apenas de pessoas que trabalham e estudam sob o mesmo teto, mas até mesmo da ancestralidade comum, tendo em vista, por exemplo, que a diretora Liliane de Melo Marques é tetraneta de José de Mello, assim como as professoras Maria da Graça e Maria José, ex-diretora da escola, atualmente na Sala de Leitura, bisnetas do Patrono. Liliane não esconde a emoção quando fala que foi gerada naquele ambiente escolar,pois a sua mãe, Leonor, também foi professora da José de Mello. “– Fui aluna desta escola, a minha mãe foi professora e deu aulas durante muitos anos aqui, meu filho concluiu o 5º ano aqui. A minha história de vida está estreitamente ligada à Escola Municipal José de Mello”, declara a diretora Liliane de Melo Marques. Sobre o Patrono da Escola há fotos e texto biográfico expostos no mural para que todos possam consultar e conhecer a vida e obra de José de Melo, que não foi segundo palavras da diretora Liliane, “nenhum pop star nem celebridade, mas sim homem bom, de coração simples, pessoa humilde, e isso certamente deve ter sido fator determinante para que José de Mello tivesse o seu nome indicado como patrono desta escola.

Casa onde morou José de Mello, localizada na Rua Álvaro Alberto (antiga Passagem do Gado) próxima ao famoso Largo do Bodegão.



Pesquisando textos de uma antiga revista que circulou em Santa Cruz no ano de 1933, intitulada “Polianteia”, confirmo todas as informações repassadas pela Liliane sobre o Patrono da escola. Há também, informa Liliane, um belíssimo e emocionante texto escrito e lido por Moacir Mello, neto de José de Mello, por ocasião do ato de fundação da escola. A diretora declara emocionada: “Fiquei apaixonada pelo texto do discurso, principalmente a parte final, quando diz que a maior homenagem que uma pessoa poderia receber é ter uma escola com o seu nome”. São esses valores de cidadania, de dignidade, de respeito, de amizade, de solidariedade, de humildade, de bondade, de amor à Pátria e à Família, tão presentes na vida de José de Mello, que a direção e os professores pretendem enfatizar, no ano do cinqüentenário da escola, com o projeto intitulado “JOSÉ DE MELLO, 50 ANOS NA HISTÓRIA DE SANTA CRUZ.” “Não queremos desenvolver a nossa programação visando comemorar o fato histórico pelo simples viés da História, mas resgatar todos os valores sociais e exemplos de vida praticados por José de Mello.” Concluiu a diretora Liliane.




Logomarca comemorativa do cinquentenário da Escola Municipal JOSÉ DE MELLO, criada pela diretora adjunta Tatiana Vaz de Castro




No texto, “José de Mello: o homem por trás da instituição”, que está sendo impresso e distribuído aos professores, alunos e comunidade escolar, consta um resumo biográfico assinalando que ele nasceu no dia 11 de maio de 1859, na Ilha de São Miguel, Arquipélago de Açores, vindo para o Brasil ainda bastante jovem. Filho de Manuel de Mello e de Mariana de Mello tinha nove irmãos. Trabalhou no antigo Matadouro de Santa Cruz e sempre demonstrou tino para o comércio, quando resolveu criar uma fábrica de sabão nas proximidades de sua casa, na Rua Álvaro Alberto, bem próxima ao famoso Largo do Bodegão. José de Mello casou-se com D.Maria Ferreira, também de nacionalidade portuguesa, e tiveram dez filhos.



Tatiana, diretora adjunta da Escola Municipal JOSÉ DE MELLO, mostrando a logomarca criada para o cinquentenário de fundação.




Do segundo matrimônio, com Dona Rosa Rosália, nasceram mais dois filhos, um deles o conhecido médico Dr. Lourenço, que hoje designa uma das casas de saúde da família implantadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na Zona Oeste. Sobre a programação do cinqüentenário, que deverá acontecer durante todo o ano letivo de 2011, a diretora cita vários projetos, incluindo a realização de um baile, onde os alunos estarão representando passagens da época vivida por José de Mello e da trajetória de existência da escola, com exposição de fotos, desenhos, objetos e documentos, formando uma espécie de “túnel do tempo”, para que os pais, professores, responsáveis e também os alunos e toda a comunidade escolar possam vivenciar um pouco do que aconteceu na história da ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE MELLO de 1961 até os dias de hoje.



Sinvaldo do Nascimento Souza


Professor Representante da 10ª CRE no RIOEDUCA

27 comentários:

  1. Fico muito orgulhosa como filha de Santa Cruz de saber do lindo trabalho desenvolvido pela equipe da EM Jose de Mello em valorizar a estória do nosso Bairro .

    ResponderExcluir
  2. Sinvaldo vc me emociona mt!!! adoro história e Santa Cruz é um bairro muito rico em conhecimento, embora escondidinho é um tanto bucólico e nos remete a lindas passagens do tempo.
    Continue incentivando as escolas a contarem sua história. Posso dar uma sugestão? Vá na minha escola de coração 10.19.001 E.M. Professor Coqueiro, com certeza será muito bem recebido e mande um grande beijo para Graça e Nancy diretoras...espero outras lindas histórias.
    Parabéns!!!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudinha, boa tarde e mais uma vez muito obrigado pelos seus comentários sempre gentis. Fui aluno da Escola Municipal Professor Coqueiro, após o encerramento das atividades de uma outra escola que funcionou no mesmo local onde se encontram as E.M. André Vidal de Negreiros e E.M. Hélio Pelegrino. A escola chamava-se Professor Afro das Chagas, que foi um dos personagens bastante conhecidos aqui em Santa Cruz. Nem sei mesmo porque não mantiveram o mesmo nome e designação, após o prédio ter sido demolido. Na Professor Coqueiro conclui o antigo primário antes de seguir para o Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Guardo boas lembranças dos colegas e também dos professores. É claro que estarei revisitando a ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR COQUEIRO e faço questão de transmitir o grande beijo enviado por você para as diretoras Graça e Nancy.

    ResponderExcluir
  4. Estou Super Feliz,pelos 50 anos da Escola Municipal Jose de Mello e grata a todos os professores,Tia Tatiana,Tia Denise,Tia Tania e etc.Parabens a toda a equipe foram 4 anos muiiitos felizes.Parabens pela organizaçao e dedicaçao de tds!

    ResponderExcluir
  5. Estou Super Feliz,pelos 50 anos da Escola Municipal Jose de Mello e grata a todos os professores,Tia Tatiana,Tia Denise,Tia Tania e etc.Parabens a toda a equipe foram 4 anos muiiitos felizes.Parabens pela organizaçao e dedicaçao de tds!

    ResponderExcluir
  6. Que sonho rever antigos alunos! Eu estudei na José de Mello de 1968 a 1971! Saudades das tias: Maria Augusta, Maria José, Maria teresa, e de todas as merendeiras!
    Meu nome é Eni de Melo, filha de criação de sobrinhos de José de Mello.

    ResponderExcluir
  7. È muito bom ter minha filha inicindado sua vida escolar nesta escola, e mas ainda justo no ano que se comemora 50 anos de josé de melo, a escola é uma extenção da minha casa, pois o anbiente é super familiar, desde a tiazinha da merenda até a diretora, todos são muito atenciosos e especias..

    ResponderExcluir
  8. LUCIANA COUZZI CORTY AGUIAR26 de fevereiro de 2012 às 16:28

    MEUS FILHOS JA ESTUDARAO NA ESCOLA E A DIRETORA LILIANE EUMA ECELENTE PESOA CARINHOZA COM TODOS FIQUEI TRISTE QUANDO EU TIVE QUE TIRALOS DA ECOLA POIS EU VOUTEI PARA A MINHA CIDADE GUACUI E.S TODOS FUNSIONARIOS SAO PESSOAS MUITOS ESPECIAIS NAS NOSAS VIDAS UM BEIJAO DE LUCIANA COUZZI E FAMILHIA

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS
    O JOSÉ D MELLO FAZ PARTE DA NOSSA HISTORIA
    DIRETORA LILIANE NOTA MIL
    MARAVILHOSA!!!
    SORAIA P DE FREITAS

    ResponderExcluir
  10. MARIA LEONOR,MARIA JOSE E LILIANE TDS MARAVILHOSAS!!!!!!
    SORAIA

    ResponderExcluir
  11. oi o meu nome é fabiana ruas gama mãe de milena gama e matheus gama k estudam no periodo da tarde,eu fico muito emocionada em escrever sobre esta escola linda,que tambem fais parte da minha familia e da familia do pai das crianças,pois a minha falecida mãe maria da gloria m.ruas estudou no final dos anos 60 pra 70,e muitos anos depois foi o pai dos meus filhos o marcelo dias estudou tambem nesta escola maravilhosa,e hoje são os meus filhos k fazem parte desta estoria linda,escola municipal jose de mello `" meus parabens"" e muitos anos de vida"esta escola é a nossa história e o patrimonio de santa cruz...bjs

    ResponderExcluir
  12. sou eu joao victor da turma da tia:isabela turma.1.401

    ResponderExcluir
  13. Essa e melhor escola do mundo mt boa tia isabela,denize e leonor foi muito bom os 10anos e tenho mas um ano aii munickk

    ResponderExcluir
  14. Maria Rosane (Zaninha)1 de julho de 2014 às 16:56

    Estudei na Escola José de Mello...meus irmãos também...fomos alunos de Tia Maria Leonor, Tia Marilena, Tia Maria José , Tia Maria Inês. Minha filha estuda lá ..aluna atualmente da Tia Ana Lúcia. Amo essa escola e me orgulho de ter estudado lá. Esta escola me passa muita segurança . Sou muito feliz por minha filha estudar lá. Meus sinceros agradecimentos a toda equipe!!!! Zaninha

    ResponderExcluir
  15. eu roberta cristina estudo nessa escola.tia ana lúcia. E AMELHOR...beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu tive o prazer de estudar nesta escola, e fui aluno dentre outras professora de dona Maria José.

    ResponderExcluir
  17. Humberto Nahon estudei na escola jose de mello que me traz boas recordações da professora Maria Leonor da amiga zaninha que fez também seu comentário

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de rever os amigos tel 21. 990617908

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de rever os amigos tel 21. 990617908

    ResponderExcluir
  20. Estudei no ano de 1976, a diretora era srª Florinda, bons tempos!

    ResponderExcluir