Mais interrogações do que certezas. Diversificação das aprendizagens. Promoção de autonomia e solidariedade. Alteração da organização da escola. Questionamento das práticas educativas dominantes. Fundador da revolucionária Escola da Ponte, em Vila das Alves (Portugal), o educador José Pacheco discute, nesta aula aberta, estas e outras questões relacionadas ao analfabetismo e ao potencial do sistema educacional brasileiro. Em coerência com a atitude de escuta e o modo de trabalhar da Escola da Ponte, o educador conversa com a plateia da CASA DO SABER RIO, num encontro que parte dos questionamentos apresentados pelos participantes. Evento gratuito • Vagas limitadas Inscrições pelo telefone (21) 2227- 2237 Início: 07 ABR Duração: 1 encontro Dias/horários: Quinta-Feira, às 20h (07/04) Valor: R$ 0,00 na inscrição
José Pacheco. Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. É o idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, instituição que, em 1976, se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes. Definindo-se como “um louco com noções de prática”, publicou Quando eu for grande, quero ir à Primavera, Caminhos para a Inclusão e Escola da Ponte, entre outros livros.
Sobre a Casa do Saber
A Casa do Saber é um centro de debates, reflexão e conhecimento, no Rio de Janeiro e em São Paulo, que permite o acesso à cultura de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel às obras dos criadores.
Em um ambiente extra-acadêmico, a Casa do Saber oferece cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas artes plásticas, ciências sociais, filosofia, literatura, história, música e psicanálise, reunindo renomados professores e conferencistas.
As palestras e os cursos, estes com duração de um a três meses, apresentam o diferencial de serem ministrados em pequenos grupos para promover a troca de idéias e uma maior interação entre os participantes e os mestres.
Endereço:
Lagoa
Av. Epitácio Pessoa, 1164
Rio de Janeiro - RJ
CEP 22410-090
Nenhum comentário:
Postar um comentário