Professor Wilson em companhia dos alunos da turma 1801, observando o Monumento que presta homenagem aos operários que trabalharam nas obras de saneamento da Baixada de Sepetiba,no final da década de 1930 e início na década de 1940.
Professor Antonio Carlos Suzano explicando aos alunos da turma 1801 como funcionava o sistema de comportas da Ponte dos Jesuítas, no século XVIII.
Após explicar aos alunos da turma 1801, como funcionava o sistema de represamento das águas do Rio Guandu para irrigação e drenagem dos campos da Fazenda de Santa Cruz, o professor Antonio Carlos se dirige com a turma para o passadiço central da Ponte dos Jesuítas.
Alunos da Turma 1801 observando a parte lateral da Ponte dos Jesuítas em companhia do professor de História Antonio Carlos Suzano.
Professor Antonio Carlos Suzano falando sobre o papel desempenhado pelos padres da Companhia de Jesus, os chamados "Jesuítas", na catequese dos índios e a contribuição que eles deram para a fundação de algumas cidades brasileiras,como São Paulo.
No passadiço central da Ponte dos Jesuítas, o professor de História Antonio Carlos Suzano explica aos alunos da turma 1801 o significado do dístico latino existente no brasão esculpido em granito, que era uma espécie de mensagem de fé aos viajantes que por ali passavam e que deveriam fazer reverência e orações a Deus, simbolizado pelas letras I.H. S (Jesus Homem Salvador).
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ponte dos Jesuítas, Priscilla, em companhia do professor Wilson, de Matemática, (à esquerda) e dos alunos da turma 1801, em aula de educação patrimonial ministrada pelo professor de História Antonio Carlos Suzano na histórica PONTE DOS JESUÍTAS, construída em 1752 e tombada pelo IPHAN em 1938.
Ponte dos Jesuítas vista da Estrada do Frutuoso.
Ponte dos Jesuítas, vista lateral com parte dos arcos alagados após dias chuvosos.
O professor Antonio Carlos e alguns alunos da turma 1801 fizeram questão de descer os degraus da escada existente no passadiço da histórica Ponte dos Jesuítas.
Seria a abertura para o hipotético "túnel" interligando o atual bairro dos Jesuítas com Santa Cruz, ou apenas uma entrada para compartimento onde eram guardadas as ferramentas e também servia como acesso para os reparos nas roldanas das comportas?
Sinvaldo do Nascimento Souza
Professor Representante da 10ª CRE no RIOEDUCA .
Fotos tiradas no dia 1º de abril de 2011, durante a aula de Educação Patrimonial ministrada pelo professor de História ANTONIO CARLOS SUZANO, da Escola Municipal 10-19-045 PONTE DOS JESUÍTAS.
Que lindo trabalho!
ResponderExcluirParabéns, queridos!
Abrs,
Obrigado querida, parabéns também a você por ter um filho estudando na Escola Naval, de grande tradição e excelente formação militar e profissional dos oficiais da nossa Marinha. Quanto à Ponte dos Jesuítas, localizada no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, é realmente um sítio histórico de grande simbolismo para o conhecimento da engenharia hidráulica e da própria História do Brasil. Abraços.
ResponderExcluirExcelente trabalho,alunos e professores.
ResponderExcluirProf. Sinvaldo, o blog está lindo, parabéns!
Mais uma postagem linda e competente de nosso querido colega, professor Sinvaldo! Parabéns a todos da escola: excelente trabalho! E que lugares lindos! Se a 10a.CRE não ficasse tão longe de onde moro, ia pedir transferência para uma escola de lá! ;)
ResponderExcluirObrigado Sinvaldo pelo carinho, atenção e brilhante trabalho pelo Rioeduca apoioando e divulgando as escolas da Rede SME.
ResponderExcluirProf Antonio Carlos Suzano
Prof de história da E.M.10.19.045
Ponte dos Jesuítas
antoniosuzano@rioeduca.net
@profacalos (Twitter)
Opa Prof. Sinvaldo.
ResponderExcluirQue saudades da Ponte dos Jesuítas, D. Neuzi, Claudia (orientara Pedagógica) e de toda a equipe que estava por lá em 2002.
Parabéns pelo blogue. Show de bola
Abração
Grande abraço e muito obrigado aos colegas Sérgio F. Lima (deixou boas lembranças em Santa Cruz), ao professor Antonio Carlos,e as queridas Imaculada Conceição e Marta Barreto pela visita e comentários de apoio e incentivo.
ResponderExcluirAdorei Sinvaldo, adoro as histórias de Santa Cruz, sinto mts saudades da minha escola de coração quando vejo suas postagens. Breve estarei de volta.
ResponderExcluirParabéns...
Fico feliz de ver que "fazemos" educação! Obrigado ao Sinvaldo por fazer uma bela postagem e parabéns a minha equipe pedagógica por trabalhar tão bem! Dá gosto ser coordenadora pedagógica dests U.E.
ResponderExcluir