Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes

"Todas as crianças e adolescentes têm direito a escolas onde existam alegria, amizade, solidariedade e respeito às características individuais de cada um deles." Aramis Lopes


Desenvolvido por iniciativa da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência - ABRAPIA, o "Programa de Redução do Comportamento Agressivo Entre Estudantes" teve como um dos resultados, a publicação do livro "DIGA NÃO PARA O BULLYING", de autoria de Aramis A. Lopes Neto e Lucia Helena Saavedra.
O livro foi publicado em primeira edição, no ano de 2003, sob o patrocínio da Petrobras e com o apoio do IBOPE e da Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro.





O tema BULLYING continua cada vez mais atual e vem exigindo campanhas no Brasil e também no exterior para o esclarecimento dos educadores, dos pais, responsáveis e de toda a sociedade a respeito das informações sobre todas as formas de comportamentos agressivos praticados por crianças, adolescentes e também por adultos de iguais condições, quer sejam colegas de escola ou de trabalho, idosos que se encontram internados em asilos, crianças em áreas de lazer ou estudantes de escolas, colégios ou universidades.
Sempre que se fala em BULLYING aparece logo a indagação: como poderíamos traduzir a palavra para a nossa língua? Embora não haja uma tradução específica, no livro "Diga NÃO para o Bullying", há um quadro que relaciona ações que podem ser entendidas como atos de Bullying, como, por exemplo, apelidar, ofender, zoar, gozar, sacanear, humilhar, intimidar, encarnar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, dar um gelo, perseguir, assediar, ameaçar, agredir, bater, chutar, empurrar, derrubar, ferir, quebrar pertences, furtar, roubar...
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro tem demonstrado grande preocupação com todos os tipos de comportamentos danonos e deliberados que eventualmente possam ocorrer no âmbito de nossas escolas, nas salas de aulas ou até mesmo em suas áreas de entorno, razão pela qual vem desenvolvendo campanhas de esclarecimento para evitar que tais práticas continuem acontecendo nas escolas da rede.
É preciso que os pais e professores estejam bastante atentos em relação ao comportamento das crianças e dos adolescentes, tanto para evitar que sejam vítimas, quanto para impedir qualquer tipo de protagonismo agressivo.
O livro "Diga NÃO para o Bullying!" descreve toda a trajetória de um Programa que se dedicou à identificação, prevenção e controle do Bullying entre cerca de 5.500 alunos de 5ª a 8ª séries, matriculados em onze escolas públicas e privadas, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo sendo publicação resultante de pesquisas realizadas em 2003, continua sendo leitura indispensável para os educadores que estão preocupados em oferecer condições necessárias para um ensino de qualidade em ambiente seguro e saudável para os alunos.

Conheça o Observatório da Infância
O canal de informações sobre os direitos da criança e do adolescente

http://www.observatoriodainfancia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário