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sábado, 30 de abril de 2011

Aula de Arqueologia Industrial com Professores do CIEP BARÃO DE ITARARÉ, 10ª CRE


Professores do CIEP Barão de Itararé no interior do gigantesco hangar do Zeppelin, hoje Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ.


Enquanto na Europa, o estudo da arqueologia industrial já é praticado há mais de meio século, no Brasil são poucas as universidades, professores ou arqueólogos, que se interessam pelo tema.
Não resta dúvida que o despertar pelo tema começa a se desenvolver com os avanços obtidos a partir das políticas de preservação do patrimônio histórico, em sua concepção de bens naturais ou culturais de importância reconhecida para a obtenção do estatuto de tombamento.

Hangar do Zeppelin, construção iniciada em 1934 e concluída em 1936. Tem 274 metros de comprimento, 58 metros de altura e 58 metros de largura. Foi todo construído com estrutura de açõ vinda da Alemanha.

Sendo o Hangar dos dirigíveis (Hindenburg e Graff Zeppelin) da Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, um dos equipamentos marcantes do período industrial, nada mais justo do que o seu tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, e a sua inclusão como objeto para o estudo da arqueologia industrial no Brasil.
Ainda que não tenha sido esse o objetivo principal do Centro de Estudos Integral com a participação dos professores do CIEP Barão de Itararé, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, 10ª CRE, pudemos aproveitar a oportunidade que nos foi oferecida para uma visitação à Base Aérea de Santa Cruz para uma verdadeira aula de arqueologia industrial.
O hangar foi inaugurado em 1936, dois anos após o início da sua construção. Toda a sua estrutura metálica veio da Alemanha, e mesmo nos dias de hoje, a sua monumentalidade chama a atenção dos visitantes: São 274 metros de comprimento, 58 metros de altura e 58 metros de largura.

Placa metálica localizada ao lado esquerdo a porta norte, com o nome da empresa alemã que foi responsável pela construção do hangar.


A porta sul, que foi restaurada neste ano de 2011, com apoio da Companhia Siderúrgica do Atlântico, do grupo alemão ThyssenKrupp, é a principal, e abre-se em toda a extensão de altura e largura do hangar, e cada lado da porta pesa 80 toneladas, sendo aberta por motores elétricos ou manualmente, por um sistema de contrapesos. O portão norte, com 28 metros de largura por 26 de altura, servia apenas como portão de ventilação e saída da torre de atracação.

Professores do CIEP Barão de Itararé no interior do Hangar do Zeppelin, em foto tirada no dia 13 de abril de 2011, durante a realização do Centro de Estudos Integral.

Uma torre de controle foi construída no teto do hangar, tendo 61 metros de altura. De gigantesco porte também é o antigo reservatório de hidrogênio que abastecia os dirigíveis e hoje foi transformado em reservatório d’água para abastecer a Base Aérea de Santa Cruz.
Na visita feita com os professores do CIEP Barão de Itararé, além do Hangar do Zeppelin, também estivemos na Sala Histórica da Base Aérea de Santa Cruz, com fotos, documentos e ilustrações que contam um pouco da história dos dirigíveis no Brasil, no Rio de Janeiro e em Santa Cruz.

Professores do CIEP Barão de Itararé, da 10ª CRE, conhecendo o gigantesco reservatório d'água da Base Aérea de Santa Cruz, onde ficava armazenado o hidrogênio que abastecia os dirigíveis, e que hoje constitui peça importante para o estudo da arqueologia industrial.

Se desde 1896, Francisco de Sousa Viterbo já perguntava: “Se existe uma arqueologia da arte, porque não há de haver uma arqueologia da indústria?” Penso que também no Brasil a disciplina, que tanto pode ser chamada “arqueologia industrial”, como “arqueologia da industrialização”, já deveria ser incluída como um dos estudos auxiliares e complementares nos cursos de História, de Arqueologia, de Museologia e outros afins, para o estudo dos prédios, máquinas e equipamentos da revolução industrial e sua descendência tecnológica imediata, como foi o caso da aula que os professores do CIEP Barão de Itararé puderam ter em visita feita ao Hangar do Zeppelin na Base Aérea de Santa Cruz.

Um comentário:

  1. Meu nome e izabel brito de sousa eu adoro o barão e a melhor escola publica do rio de janeiro tem muitas aulas legas.

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