Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

domingo, 1 de maio de 2011

Mirante Imperial de Santa Cruz






Professores do CIEP Barão de Itararé, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, na rampa de acesso ao Morro do Mirante ImperiaL. Ponto histórico e geográfico de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que merece ser visitado.



Mirante Imperial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ponto geográfico mais alto da parte central do bairro. No local há um reservatório da CEDAE e uma Estação Meteorológica. Foto do acervo da RioTur.



Este mirante foi usado pelos padres jesuítas como uma atalaia (espécie de observatório), de onde eles fiscalizavam todo o trabalho dos escravos, de 1596 até 1759.No Império foi construído um observatório em forma octogonal, que era freqüentemente visitado por D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II.

Reprodução de uma gravura de autoria do pintor belga Benjamin Mary, primeiro embaixador da Bélgica no Brasil, onde aparece, sentado, o jovem imperador Dom Pedro II (1837, D. Pedro ainda não fora aclamado imperador, pois, em razão da menoridade, o Brasil vivia o período regencial) cercado por fâmulos da Casa Imperial. Ao fundo vê-se o antigo Palácio Real e Imperial de Santa Cruz, hoje funcionando como quartel do Batalhão Escola de Engenharia.

Totem com inscrição bilingue (português e inglês) na subida para o Mirante Imperial.













Professores do CIEP Barão de Itararé no início da subida em direção ao Mirante Imperial de Santa Cruz, visita do dia 13 de abril de 2011.







O mirante foi registrado na iconografia daquela época por viajantes estrangeiros que por aqui passaram. Um deles foi o primeiro Embaixador da Bélgica no Brasil, Sr. Benjamim Mary, que desenhou o Mirante com a presença do jovem Imperador D. Pedro II.Também foi fotografado em 1885, durante as manobras militares realizadas sob o comando do Conde D’Eu.Morro do Mirante - Rui Pindaré, s/nº - Santa Cruz

Professores do CIEP Barão de Itararé, da 10ªCoordenadoria Regional de Educação (Santa Cruz - Guaratiba) chegando ao alto do Mirante Imperial.







Professoras do CIEP Barão de Itararé, da 10ª CRE, descansando após árdua subida ao Morro do Mirante Imperial, ponto geográfico de maior altitude da parte central do bairro de Santa Cruz, em visita realizada no dia 13 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário