Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ARTE NA RÚSSIA - com Helio Dias Ferreira









Introdução
Rússia é um país secular, mas por décadas esteve submetido à URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Sobreviveram a duas grandes revoluções no século XX: a de 1917 com a queda do czarismo e ascensão do comunismo e as profundas transformações trazidas pela Perestroika (reconstrução) juntamente com a introdução de um conjunto de políticas na União Soviética feitas por Mikhail Gorbatchev, em 1985, conhecidas como Glasnost.

A arte Russa há muito tempo tem sido elemento exportador e expansionista da cultura Russa para o mundo. Da longa tradição e notável complexidade dos bordados, xilogravuras, pintura de bonecas de madeira (que a todos comove!) as artes clássicas como a musica e a dança, principalmente representada pelo Balé, são ícones mundiais. Esta cultura ganha ainda mais representação simbólica nos personagens literários que parecem saltar dos livros e salientam a força criativa que fundamenta e justifica grande parte da experiência humana. O maior museu do país, O Hermitage, rivalizando em quantidade, qualidade e enormidade artística com o próprio Louvre de Paris, está incluído no roteiro de visitas. Esta será a Rússia que pretendemos mostrar e entender à luz dos recentes acontecimentos.

Dados Gerais
Região: Europa
Destinos: Rússia
Saída: 22/07/2011

Itinerário

1º dia – 22/07/2011 – Brasil – Paris – St. Petersburgo
2º dia – 23/07/2011 – Chegada em St. Petersburgo
3º dia – 24/07/2011 – St. Petersburgo
4º dia – 25/07/2011 – St. Petersburgo
5º dia – 26/07/2011 – St. Petersburgo
6º dia – 27/07/2011 – St. Petersburgo - Moscou
7º dia – 28/07/2011 – Moscou
8º dia – 29/07/2011 – Moscou
9º dia – 30/07/2011 – Moscou
10º dia – 31/07/2011 – Moscou – Paris – Brasil
11º dia – 01/08/2011 – Chegada no Brasil


Itinerário Detalhado

22/07/2011 1º dia - sábado - Brasil - Paris - St. Petersburgo
Apresentação no aeroporto para embarque com destino a St. Petersburgo.

23/07/2011 2º dia - domingo - Chegada em St. Petersburgo
Chegada em St. Petersburgo. Traslado ao hotel e restante do dia livre.


24/07/2011 3º dia - segunda-feira - St. Petersburgo
Café da manhã no hotel. Iniciaremos o dia com uma pequena caminhada pelo centro da cidade onde conheceremos o famoso Hermitage um dos maiores e mais antigos museus do mundo. Magníficas obras de arte que fazem parte da cultura pré-histórica, arte egípcia, ouro de Scythian, e grandes coleções de pinturas de Europa ocidental, esculturas e a coleção Krupp de impressionistas franceses estão expostas nas 400 salas do museu. Final de tarde livre na cidade – Retorno ao hotel.


25/07/2011 4º dia - terça-feira - St. Petersburgo
Café da manhã no hotel. Hoje faremos um city tour pela cidade onde visitaremos No começo do século XVII, Pedro, o Grande, fundou o forte na ilha na boca do rio Neva. Veremos a catedral mais antiga de Saint Petersburg onde foi enterrada a maioria dos imperadores russos e a família dos Romanovs, que começa a partir de Pedro I. Em seguida iniciaremos nossa visita à catedral St. Isaac. Durante o reinado de Pedro, à beira do rio Neva a catedral foi erguida em honra de Santo Isaac, Pedro o grande Santo Patrono. A Catedral de St. Isaac é um monumento arquitetônico e uma das mais belas e altas construções com uma cúpula de 101,5 metros de altura. Foi construída por 40 anos (1818-1858) como projeto do arquiteto francês August Monferran no estilo clássico russo. A catedral é ricamente ornada com diferentes tipos de mármore, 112 colunas de granito decoram a catedral por fora. Visitaremos também a Igreja Salvador e o Museu do Estado Russo que foi inaugurado em 1898 e se tornou o primeiro Museu da Rússia. Retorno ao hotel.


26/07/2011 5º dia - quarta-feira - St. Petersburgo
Café da manhã no hotel. Visita a Peterhof, um conjunto de palácios e jardins de St. Petersburg que foi fundado por Pedro, o Grande. Parques, inumeráveis fontes, belas cascatas e estátuas de mármore de deuses e heróis. A decoração exuberante dos palácios em Peterhof esteve destinada a simbolizar a grandeza da Rússia, que se consolidou nas costas do Mar Báltico. Considerada o “Versailles da Russia” é provavelmente o palácio mais impressionante de St Petersburgo, e certamente o mais popular. Depois do almoço seguiremos para a cidade de Pushkin (anteriormente conhecida como Tsarkoye Selo), que alem de belos parques está o impressionante palácio Barroco de Catarina, a Grande. O palácio foi praticamente todo destruído durante a segunda guerra, mas reerguido de forma impecável graças a um amplo programa de restauração. Entre vários pavilhões e alas a serem descobertas, está também o Liceu onde o famoso poeta Russo Alexander Pushkin estudou entre tantos outros personagens da historia Russa. Depois da visita, retorno ao hotel.


27/07/2011 6º dia - quinta-feira - St. Petersburgo - Moscou
Café da manhã no hotel. Traslado para a estação de trem rápido para embarque com destino a Moscou. Chegada e traslado ao hotel.


28/07/2011 7º dia - sexta-feira - Moscou
Após café da manhã, iniciaremos um tour pela capital russa. Conheceremos um pouco mais sobre a história das muralhas e torres do Kremlin, Praça Vermelha e as catedrais São Basílio, Kazan e Mausoléu de Lênin. Também conheceremos o mundialmente famoso Teatro Bolshoi e a Praça Manezhnajae até alcançarmos a Sparrow Hills, uma colina situada às margens do rio Moscovo, o ponto mais alto de Moscou de onde poderemos ter uma visão panorâmica da capital russa. Caminharemos, então, até Old Arbat, a mais famosa rua de Moscou, situada a oeste do Kremlin, onde poderemos encontrar inúmeros cafés, delicatessens, restaurantes e bares. Pernoite no hotel.


29/07/2011 8º dia - sábado - Moscou
Café da manhã no hotel. Hoje visitaremos o famoso Museu de Artes Pushkim. Em seguida faremos um passeio pelo metrô de Moscou, considerado um dos mais belos do mundo. Algumas de suas estações são verdadeiros palácios subterrâneos projetados por arquitetos russos e maravilhosamente decorados com mármore, ladrilhos, cristal e trabalhos em metal. À noite, como opcional, iremos assistir a um espetáculo do Ballet Bolshoi. Retorno ao hotel.


30/07/2011 9º dia - domingo - Moscou
Café da manhã no hotel. Visita a Galeria Tretiakov, seu acervo é voltado exclusivamente para arte russa. Em seguida seguiremos para a Catedral Cristo Salvador e ao Mosteiro S. Sergio. Retorno ao hotel.

31/07/2011 10º dia - segunda-feira - Moscou - Paris - Brasil
Café da manhã no hotel. Traslado ao aeroporto para embarque com destino ao Brasil.

01/08/2011 11º dia - terça-feira - Chegada no Brasil



Hélio Dias Ferreira

Doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizados na Université Sorbonne – Paris, 3. Mestre em História da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Autor do livro Uma História da Arte ao alcance de todos. Professor adjunto na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).


Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário