Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Alunos da 10ª CRE participam do Projeto Teatro Jovem na Cidade das Crianças


Professoras Beth, de Ciências, e Alessandra, de História (3ª e 4ª a partir da esquerda), com alunas da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, no momento da chegada à Cidade das Crianças. Ao fundo, à esquerda, parte do Viveiro de Aves raras e à direita o Planetário.

Professor Ricardo Alexandre, de Geografia (o 10º a partir da esquerda) com alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes no momento de chegada à Cidade das Crianças.



Centenas de alunos de diversas turmas das escolas municipais da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, da SME/Rio, estão participando do Projeto Teatro Jovem na Cidade das Crianças.


Segundo texto de divulgação, o Projeto Teatro Jovem tem como seu principal objetivo proporcionar a jovens brasileiros o contato direto com a cultura e incentivar o hábito de assistir peças de teatro, que assim como os livros também são grandes fontes de conhecimento e cultura.

A programação conta com a parceria da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, que faz o agendamento das visitas, cedendo ônibus para o transporte dos alunos e professores acompanhantes, além de lanche para todos.

Nesta terça-feira, 17 de maio de 2011, os alunos assistiram a peça “Poeira de Estrelas”, baseada em texto de Eduardo Bakr, que contracena com Marina Thompson e, em revezamento das temporadas, com Lorenzza Merthy.

Professor Valério Roedel, de Língua Portuguesa, e Beth, de Ciências (à esquerda) com alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, aguardando o início da peça "Poeira de Estrelas" no teatro da Cidade das Crianças.

A peça causou emoção aos adolescentes das escolas municipais, pela sua linguagem bastante adequada aos jovens e pela história comovente de dois pacientes que se conhecem em um quarto de hospital enquanto aguardam transplantes.

Reconhecendo as dificuldades dos jovens de terem acesso à cultura, e do reduzido hábito brasileiro de frequentar o teatro, o projeto se propõe levar o teatro à escola e também de levar a escola ao teatro.


Professora Alessandra Racy, de História, (segunda à direita) com um dos atores da peça "Poeira de Estrelas", em pé, à direita, com alunas da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, após a apresentação teatral.


A presença das escolas da 10ª CRE na Cidade das Crianças, também serviu para que os alunos conhecessem de perto o importante equipamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, que oferece amplas possibilidades para a prática de atividades de lazer, esportivas, culturais e também de estudos e pesquisas, já que no local existe um planetário com um dos sistemas de projeção digital mais modernos da América Latina, o que proporciona aos seus espectadores uma incrível sensação de imersão no filme.

Um comentário: