Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

sábado, 21 de maio de 2011

Artesã de Santa Cruz recria a história do bairro em miniaturas

Na edição deste sábado, 21 de maio de 2011, da Revista "Oeste", que circula encartada nos jornais "O Globo" e "Extra". há matéria jornalística muito interessante sobre o trabalho da artesã JANAÍNA BOTELHO, que produziu uma série de maquetes reconstituíndo as principais fases da História de Santa Cruz, para uma exposição que estará sendo apresentada no Centro Cultural Municipal Doutor Antônio Nicolau Jorge, por iniciativa do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica, o NOPH.
A reportagem, de autoria do jornalista Bruno Cunha, foi ilustrada com belas fotos de autoria de Thiago Lontra, aqui reproduzidas.



Reprodução da capa da Revista ZONA OESTE, edição de 21 de maio de 2011, distribuída em encarte com os jornais "O Globo" e "Extra".



A exposição, que recebeu o título de "Rastros de história e de memória: Santa Cruz feita com as mãos", é a primeira trajetória da artesã Janaína Botelho e contou com a parceria da Casa da Moeda.



A artesã Janaína Botelho em reprodução da fotografia de autoria de Thiago Lontra, publicada na página 12 da Revista Zona Oeste, edição de 21 de maio de 2011.

De acordo com o texto jornalístico de autoria de Bruno Cunha, a artesã, "para contar a história do bairro visualmente, levantou o tema na Internet e conversou com pesquisadores."


Sequência de miniaturas produzidas pela artesã Janaína Botelho, que estarão sendo expostas no Centro Cultural Municipal Dr. Antonio Nicolau Jorge, localizado na Rua das Palmeiras Imperiais, Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A primeira fotografia, da esquerda para a direita, mostra o Sacrário do século XVIII, recentemente restaurado, que já se encontra em exposição.



A visita à exposição de maquetes em miniaturas é uma excelente oportunidade que estará sendo oferecida aos moradores do Rio de Janeiro, e também de outras cidades, para que conheçam a História do Bairro de Santa Cruz, desde as suas origens indígenas, passando pela fase colonial até alcançar o período monárquico.



Maquete intitulada "Piracema", representando a era indígena do bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Reprodução da foto de autoria de Thiago Lonta, publicada na edição de 21 de maio de 2011, página 12, da Revista ZONA OESTE, distribuída em encarte com os jornais "O Globo" e "Extra".




Maquete da Ponte dos Jesuítas construída em 1752 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938. Reprodução da foto de autoria de Thiago Lontra, publicada na edição de 21 de maio de 2011 da Revista ZONA OESTE, distribuída em encarte com os jornais "O Globo" e "Extra".

As escolas e pessoas interessadas na exposição "Rastros de história e de memória: Santa Cruz feita com as mãos", poderão agendar a visita no Centro Cultural Municipal Dr. Antonio Nicolau Jorge, localizado na Rua das Palmeiras Imperiais, s/nº, ao lado da Vila Olímpica Oscar Schmidt e das Escolas Municipais Princesa Isabel (Ginásio Carioca) e Fernando de Azevedo ou pelo telefone (21)2418-3140

4 comentários:

  1. É gratificante rever nossa história!

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço ela,

    Uma bela artesã ♥

    ResponderExcluir
  3. Thank you forr some other informative blog. Where else may I get that kind of info written in such a perfect
    method? I have a mission that I am simply now running on, and I've been on the loopk out ffor such information.

    Here is my site: déménageurs

    ResponderExcluir