Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dicionário Escolar da Língua Portuguesa para todos os alunos do Ensino Básico



Os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas e colégios públicos de todo o Brasil, estão recebendo um exemplar do "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa", já atualizado com a nova ortografia.

A distribuição do dicionário faz parte do "Programa Nacional do Livro Didático" do Ministério da Educação, e tem como objetivo apoiar a implantação do novo acordo ortográfico.

Segundo informações obtidas no Site da Academia Brasileira de Letra, o "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa" é "resultado de três anos de trabalho das equipes técnicas do Setor de Lexicologia e Lexicografia da ABL, a obra reúne 33 mil verbetes, textos sobre a história da ABL, um histórico da Língua Portuguesa e da formação do léxico português, além de orientação quanto à nova ortografia, corrigidos os pontos aparecidos na primeira edição em que ainda não havia orientação definitiva sobre as normas que vigoram desde 1º de janeiro.
O Dicionário incorpora ainda um estudo sobre o verbo em Português (paradigmas verbais e quadros da conjugação desses paradigmas), bem como um suplemento sobre o Acordo Ortográfico.



O Dicionário, distribuído por 1.312 páginas, registra a divisão silábica das palavras, e sua ortoepia, fornece exemplos de uso, áreas de conhecimento, regionalismos e neologismos, locuções, remissões à conjugação verbal e flexão nominal e tabelas de conjugação de verbos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário