Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE INAUGURA 22 KM DE CICLOVIAS






A instalação de postes solares, bicicletários e o plantio de mais de 50 mil mudas de árvores e plantas ornamentais completam a nova paisagem da região. E com as ciclovias integradas às estações de trem e aos terminais de ônibus, a Zona Oeste passa a ter a maior malha cicloviária da cidade.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente inaugurou ontem (22/05 - domingo) os 22 km de Ciclovias Integradoras da Zona Oeste. Com os novos trechos, a região passa a ter a maior malha cicloviária contínua da cidade, com quase 42 km, interligando vários bairros como Bangu, Campo Grande, Benjamin do Monte, Inhoaíba, Cosmos, Paciência e Santa Cruz.

Os 20 quilômetros de ciclovia já existentes e que agora se unem às novas estão sendo recuperados pela Prefeitura.

Em torno de 53% dos moradores usam a bicicleta para ir ao trabalho ou escola e 75% das pessoas que precisam de dois meios de transporte para chegar ao serviço utilizam a bicicleta como opção de integração. Hoje a cidade do Rio tem a maior malha cicloviária do País (200 km) e a segunda da América Latina. A meta da Secretaria é chegar a 300 quilômetros até 2012.

Ao todo foram construídos três novos trechos. O primeiro deles liga a já existente ciclovia Bangu-Campo Grande (8 km) à estação de trem/rodoviária de Campo Grande (2 km). O segundo trecho (14 km) margeia a Supervia passando por seis estações de trem (Paciência, Cosmos, Benjamin do Monte, Inhoaíba, Tancredo Neves até Santa Cruz). Do centro do último bairro, parte o último trecho (6 km) até a Companhia Siderúrgica do Atlântico/CSA (distrito industrial), cruzando toda a reta João XXIII - limite com o município de Itaguaí.

Postes Solares
Outra novidade foi a instalação de 38 Postes Solares (energia limpa), que absorvem a luz do sol que é convertida em energia elétrica. Esta fonte energética tem possibilidade de combater o aquecimento global, porque evita a emissão de carbono e a escassez de recursos naturais de fontes não renováveis.

Arborização, Paisagismo e Novo Mobiliário Urbano

Com investimento em torno de R$ 20 milhões e com mão-de-obra contratada formada por 70% de moradores dos bairros da região, o projeto vai beneficiar cerca de 1,7 milhão de pessoas que poderão usar a nova malha cicloviária tanto para o lazer, quanto para ir à escola, ao supermercado ou mesmo ao trabalho. Em Santa Cruz foi construída uma Ciclo-Rampa que, anexada à passarela, permite que as pessoas passem de um lado para o outro sem ter que, literalmente, carregar a bicicleta no colo, um grande facilitador para a população local.


Houve também a colocação de mobiliário urbano novo como as 1.000 vagas de Bicicletários nas proximidades de escolas, estações de trens e no Terminal Rodoviário de Campo Grande. Além disso, em toda a extensão da obra houve um tratamento urbanístico, com paisagismo e ampla arborização com plantio de mais de 50 mil mudas de árvores (cassia, palmeira, pau ferro, cajueiro, pata de vaca, paineira, entre outras), vegetação rasteira e plantas ornamentais (pingo de ouro, lantana, hibisco, etc).



Diário Oficial Eletrônico
do Município 23 de maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário