Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Bullying e Ciberbullying Discutidos no Encontro de Professores Twitteiros!






por Claudia Cardozo



Fenômeno cada vez mais recorrente e discutido nos ambientes escolares, o Bullying e o Ciberbullying foi o tema escolhido para ser trabalhado no I Encontro de Radio-educadores Tuíteiros do Rio de Janeiro. O Encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro, no dia 11 de maio, na sede do projeto Oi Nave. Cerca de 70 educadores participaram do encontro que foi transmitido ao vivo via Twitter. A Secretária Municipal de Educação, Cláudia Costin, a coordenadora do RioEduca, Lilian Ferreira, e o diretor de Prevenção da Safernet, Rodrigo Nejm, puderam discutir os temas baseado nos relatos trazidos pelos participantes.

A SME-RJ tem realizado importantes atividades de formação com seus educadores para potencializar o uso das tecnologias na educação. Para a Safernet, colaborar no processo de formação de multiplicadores na rede para disseminar as orientações sobre uso ético seguro da Internet tem sido prazeroso. Desde 2010 já foram 04 capacitações em cooperação com o Ministério Público e Childhood.

Rodrigo Nejm enfatizou a urgência de uma educação cada vez mais voltada para a promoção da cidadania, dos direitos humanos e da ética. Os fenômenos Bullying e Ciberbullying como manifestações de violência no âmbito escolar, são reflexos de uma sociedade de intolerância, de competitividade, individualismo e busca de satisfação imediata dos desejos. No debate, Nejm chamou a atenção para o perigo de uma recorrente patologização deste tipo de violência. Alguns autores chegam definir patologias específicas para os agressores e para as vítimas, individualizando muitas vezes um problema que é também social e cultural.

No âmbito da escola, o Ciber-Bullying precisa ser encarado como uma manifestação de violência na qual a escola pode mediar com uma resolução pedagógica e pacífica, sempre que possível. Nos casos em que a escola esgota todas suas alternativas e não obtêm sucesso, a Justiça pode e deve ser acionada para proteger integralmente a vítima e responsabilizar os agressores. “Bullying e Ciberbullying não são brincadeiras de criança, são violências que podem provocar danos graves e que estão amparadas pelo Estatuto da Criança e Adolescente. A partir dos 12 anos os agressores podem responder na Vara da Infância e da Juventude juntamente com seus pais, também responsáveis perante a Justiça”, conclui Nejm. Para Mais informações sobre ciberbullying, confira as Saferdicas, da Safernet.


NOTAS:


(2) Cartilha SaferDic@as: excelente material para trabalhar com os alunos as questões relativas ao uso ético, seguro e responsável da Internet: http://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/download

(3) Aproveitem para baixar gratuitamente as demais cartilhas sobre o uso cidadão, ético, responsável e seguro da Internet no site NÉTICA: http://netica.org.br/educadores/cartilhas


(5) Sobre o encontro, visitem ainda as postagens no blog Rioeduca.net: A Revolução Acontece! : "1o. Encontro de Rioeducadores do Twitter": http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=992 e
"I Encontro de Rioeducadores do Twitter": http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=888




Postado por: Imaculada Conceição

2 comentários:

  1. É isso aí, professor Sinvaldo!
    Esse é um tema muito importante para ser discutido por toda a sociedade.
    Gostei muito do texto da artesã de Santa Cruz e fiz no meu blog uma divulgação. Passa por lá e deixe um comentário. http://saibahistoria.blogspot.com/2011/05/artesa-recria-historia-do-bairro-de.html
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, prof. Adinalzir!

    Você deixou o recado em outra postagem... Mas, pode deixar, eu aviso ao prof. Sinvaldo que você postou um recado aqui pra ele!

    Uma abraço!

    Profa. Imaculada Conceição M. Marins

    ResponderExcluir