Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Valorização da Vida





Todos os alunos das escolas públicas da rede municipal de ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro estão recebendo um livreto interativo, que faz parte do Programa de Prevenção ao Uso do Crack e Valorização da Vida.Na apresentação do livreto a secretária de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, dirigindo-se aos alunos do 6º ao 9º ano, lembra que a publicação é mais uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Educação, com a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenadoria Especial de Promoção da Política de Prevenção à Dependência Química, e aborda temas de grande importância, tais como:
- Projeto de Vida
- Efeitos do Crack no Cérebro e no Corpo
- Escolhas Saudáveis
- A Importância da autoestima.








Claudia Costin conclui a sua apresentação afirmando: Não se esqueça: “Somos UM, mas somos TODOS!”, que é o título do livreto.
Por ser interativo, o livreto apresenta uma série de atividades que podem e devem ser realizadas em sala de aula, propondo até mesmo a organização de uma gincana de prevenção ao uso do crack, sugerindo que o aluno desenvolva textos descrevendo histórias de superação de dificuldades, que tenha conhecimento, e até mesmo escreva sobre o seu projeto de vida pessoal.


Na parte final, há um glossário que ajuda o aluno a compreender melhor o texto do livreto, seguido de uma bibliografia bastante abrangente, que vai auxiliar o professor, caso queira aprofundar alguns dos temas abordados na publicação.

4 comentários:

  1. As ilustrações ficaram ótimas!

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa. Muito bacana as ilustrações.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Acabei de descobrir esse blog ao procurar informações sobre a cartilha. Tive a oportunidade de participar da confecção da "Somos um. Somos Todos" como ilustrador. Espero que faça sucesso e que chame a atenção dos estudantes de alguma maneira.

    ResponderExcluir
  4. ÓTIMA IDÉIA! TEMOS QUE CHAMAR A ATENÇÃO DESSES ALUNOS E MOSTRAR A ELES A REALIDADE DOS DANOS CAUSADOS PELAS DROGAS... ESPERAMOS QUE AS FAMÍLIAS NOS AJUDEM NESSA CONCIÊNTIZAÇÃO.

    ResponderExcluir