Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bullying: Nova conduta social ou um moderno termo para um antigo comportamento juvenil?




Implicância, exclusão, maus-tratos e violência. Por que a antiga e supostamente inofensiva implicância entre colegas de turma é chamada hoje de bullying? A proposta desse curso é conceituar e explicar o bullying e todas as suas consequências para a sociedade moderna.



01 JUN 1. O PAPEL DOS PAIS E DA ESCOLA
O que é o "bullying". Como identificar uma vítima e um agressor de "bullying"? Relato de caso: uma experiência nas escolas do Rio de Janeiro. O "cyber- bullying".
Fabio Barbirato, Lauro Monteiro

08 JUN 2. A VIGILÂNCIA E A RESPONSABILIDADE DE PAIS E PROFESSORES
Como o "bullying" afeta o desenvolvimento cerebral e emocional de crianças e jovens? Que impactos psicológicos o "bullying" acarreta em quem pratica e em quem é vítima? O papel da escola e da família.
Fabio Barbirato, Lauro Monteiro



Fabio Barbirato. Médico psiquiatra pela UFRJ, professor de Psiquiatria Infantil na PUC-Rio, coordenador geral da Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, coordenador do Departamento de Psiquiatria Infantil da Associação de Psiquiatria do Rio de Janeiro e membro da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Europeia. É autor do livro "A mente do seu filho".

Lauro Monteiro. Médico. Ex-presidente da Fundação para Infância e Adolescência do Rio de Janeiro (FIA) e fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), uma das mais ativas ONGs de combate à exploração sexual de menores. Pioneiro na discussão sobre "bullying" no Brasil.

Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário