Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Prefeitura do Rio lança livro Geografias Cariocas


Ilustrada com personagens do filme Rio, publicação será distribuída aos alunos do 5º ano das Escolas do Amanhã




A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Instituto Pereira Passos (IPP), lançou na manhã desta terça-feira, dia 3, o livro Geografias Cariocas, na Escola Municipal Brito Broca, no Morro da Formiga, na Tijuca. Voltado para o público infanto-juvenil, o livro é ilustrado com os personagens do filme Rio, de Carlos Saldanha, e retrata os pontos turísticos de toda a cidade do Rio de Janeiro. Cerca de 15 mil exemplares serão distribuídos para todos os alunos e professores do 5° ano das 151 Escolas do Amanhã. Além disso, cada unidade escolar da rede municipal contará com um exemplar do livro na sala de leitura.





A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, explicou como surgiu a ideia de criar o livro e falou da importância dele para as crianças das escolas da rede de ensino do Rio.
- Desde que entrei na rede, me chamou a atenção o fato de termos poucos livros sobre História e Geografia do Rio de Janeiro. Ao conversar com o IPP sugerimos uma parceria para gerar material didático e paradidático sobre História e Geografia carioca. Essas nossas crianças moram na antiga capital do país, uma cidade repleta de história onde cada território tem o que contar, foi sede de império, então, é fundamental que as nossas crianças entendam o que significa viver no Rio de Janeiro.



Escrito pela premiada autora infantil Luciana Sandroni, autora da série que conta as aventuras da personagem Ludi, Geografias Cariocas apresenta os bairros do Rio que deram origem ao carnaval, como Saúde, Gamboa e Madureira, além dos pontos turísticos da cidade, como Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. A Secretaria de Educação também produziu o livro “Aventuras Cariocas”, que relata momentos importantes da história do Rio através de textos ficcionais e será distribuído posteriormente aos alunos da rede municipal de ensino.





O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipes Góes, deu um recado aos alunos sobre a importância de lerem o livro.

- Quero que vocês todos leiam esse livro, que conheçam o Rio, para cuidar mais da nossa cidade.
Já o presidente do IPP, Ricardo Henriques, disse que o livro mostra o quanto a cidade do Rio de Janeiro se transformou.

- A Geografia do Rio é tão forte quanto subir esse Morro da Formiga. Então, o que a gente quer é que a partir da escola mostre que essa cidade mudou.A Prefeitura do Rio investe cada vez mais na produção de livros paradidáticos que falam sobre o Rio de Janeiro. No ano passado, foram investidos cerca de R$ 350 mil na produção de dois livros deste segmento, “Geografias Cariocas” e “Aventuras Cariocas”, ambos dedicados a difundir o conhecimento sobre a cidade entre as crianças.

O cineasta Carlos Saldanha falou sobre o livro Geografias Cariocas:

- Esse livro é uma coisa mágica. Você poder fazer um filme e inspirar crianças a aprender sobre o Rio de Janeiro, a conhecer a sua cidade melhor. Acho que é a única maneira temos de poder mudar essa realidade. Se você ama uma coisa, você cuida dessa coisa que você ama, então esse livro é o início. Ver os meus personagens aqui, falando sobre o Rio de Janeiro, mostrando a cidade é uma honra muito grande.






Participaram da cerimônia de lançamento do livro Geografias Cariocas a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Góes, o presidente do IPP, Ricardo Henriques, a escritora do livro Luciana Sandroni, entre outras autoridades.

Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: Estefan Radovicz

Nenhum comentário:

Postar um comentário