Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sociedade sem Manicômios









SMSDC COMEMORA DIA NACIONAL DE LUTA ANTIMANICOMIAL COM AVANÇOS NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE MENTAL




Nesta quarta, dia 18, quando se comemora o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio (SMSDC) participa do ato que acontecerá na Cinelândia, das 14h às 20h, cujo tema é ‘‘Por uma Sociedade sem Manicômios em Defesa do SUS e da Vida!’’. Nos últimos anos, o Rio de Janeiro obteve muito avanços na área de saúde mental e foi o pioneiro na instauração da bolsa de incentivo à desospitalização para que os pacientes retornem ao convívio familiar.




Com o implemento da atual política da SMSDC que investe na promoção e prevenção da Saúde, em 2010 foram inaugurados os dois primeiros Caps (Centro de Atenção Psicossocial) com funcionamento 24 horas. As novas unidades permitiram um decréscimo de até 50% das internações nas emergências dos hospitais psiquiátricos.




Outro grande avanço na luta antimanicomial foi a implantação das residências terapêuticas e moradias assistidas. Atualmente, a cidade conta com 32 residências e 4 moradias, onde são assistidos 184 pacientes, a maioria pessoas que passaram anos internadas.




O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi instaurado em 1987 em Bauru, em São Paulo, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurou uma nova trajetória da proposta de reforma psiquiátrica brasileira. Seus objetivos são questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais e propor mudanças no cenário da atenção à saúde mental.

Veja as atrações do evento:
- Fala inicial: Mc Leonardo

- Loco Samba

- Intervenções poéticas: Nilo Sergio

- Cancioneiros do IPUB

- Fala Política: Representante do MLAM

- Sistema Nervoso Alterado

- Intervenções poéticas: Pedro Rocha

- Harmonia Enlouquece

- Fala Política: Paulo Amarante


- Cia Velha

- Cinema na Praça

- Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou

- Loucura Suburbana

- Bateria Fina Batucada

- Feira dos Serviços de Saúde Mental

- Feira de Serviços: NUSAMT e OAB
- Cobertura: TV Pinel

Nenhum comentário:

Postar um comentário