Aqui são tecidos artigos, mensagens, poemas... Ideias de nossos educadores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MARCO HISTÓRICO DE SANTA CRUZ É RESTAURAUDO PELA PREFEITURA


Márcio Oliveira dos Santos (de costas, blusa branca) orienta e supervisiona o trabalho dos funcionários da Comlurb, na aplicação do verniz especial que vai proteger o monumento contra as pichações.



Por ter sido fazenda real e imperial, e também propriedade administrada pela Companhia de Jesus, dos padres jesuítas, de meados do século XVI até o início da segunda metade do século XVIII, a região de Santa Cruz possui diversos marcos de pedra lavrada, esculpidos em granito, que demarcavam a jurisdição da fazenda, que ia desde o litoral de Sepetiba até o município de Vassouras e de Guaratiba até a Ilha de Itacuruça, que pertence ao município de Mangaratiba. Há também o Marco da Fazenda Imperial, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e os marcos de légua, como o MARCO ONZE, que está sendo restaurado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em trabalho conjunto da Comlurb, Setor de Conservação da Secretaria Municipal de Obras e Rio Luz. Os marcos de légua foram colocados em todo o trajeto da antiga estrada real e imperial de Santa Cruz, que fazia a ligação do Paço da Cidade, na Praça XV, até o Palácio Imperial de Santa Cruz, onde hoje se encontra o Batalhão Escola de Engenharia. O MARCO ONZE e também o MARCO SETE, se tornaram logradouros bastante conhecidos e popularizados na história do Rio de Janeiro, porque demarcavam até onde o imperador poderia se deslocar sem que houvesse necessidade de comunicar ao Parlamento, segundo estabelecia a legislação daquela época. O trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por intermédio da Gerência VDE, da COMLURB, consiste na remoção das pichações, e pintura com um verniz especial, que vai proteger contra futuras ações de vandalismo. A recuperação do piso, com substituição das partes quebradas, e também das jardineiras que circundam o monumento histórico, está sob a responsabilidade do Setor de Conservação da Secretaria de Obras da Prefeitura.

Na foto abaixo Manoel Mendes e José de Sá Freire, do Setor de Conservação da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura estão participando da recuperação do piso e das jardineiras.

Segundo Márcio Oliveira dos Santos, funcionário da COMLURB, responsável pelo acompanhamento do trabalho de remoção das pichações, a pintura com o verniz especial, tem por objetivo facilitar a remoção, caso ocorram novas ações de vandalismo, pois, com fortes jatos d’água sob pressão, as pichações podem ser apagadas com muito mais precisão e facilidade. Ainda dentro da programação da Prefeitura para a recuperação do MARCO ONZE e toda a área de entorno, está prevista a colocação de holofotes com focos direcionados ao monumento histórico, possibilitando melhor visibilidade à noite. O MARCO ONZE está localizado no centro do bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na confluência das ruas Felipe Cardoso, Lucindo Passos e Lemos, possuindo um totem indicativo de que se trata de um atrativo turístico, que também é iluminado e contém inscrições com informações históricas, em português e em inglês.

Na foto ao lado Totem com texto bilingue (português e inglês) com histórico do Marco Onze, que é iluminado à noite para melhor visualização do monumento.


A restauração do MARCO ONZE é medida importante para valorizar ainda mais o patrimônio histórico do bairro, e fazer com que os moradores e demais pessoas que passam pelo centro de Santa Cruz conheçam seus monumentos e se conscientizem sobre a importância da sua preservação e divulgação.


Sinvaldo do Nascimento Souza


Professor Representante da 10ª CRE no RIOEDUCA

2 comentários:

  1. bom nao sei se vocês já viram mais em guilerme da silveira também tem um marco imperial enfrente a uma residencia se estiverem interresados meu email é esse ai
    anjinho_16ss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tem um desses Marcos nos fundos do terreno da loja de uma vizinha minha, no sub-bairro de Santa Cruz chamado Venda de Varandas. O marco que lá se encontra, tem esculpido o P1 característico.

    ResponderExcluir